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Inimigo de elétricos é desvalorização: Leaf é modelo que mais perde valor nos EUA

De olho nisso, a Nissan começou um programa de troca de baterias para seu elétrico no Japão

Quando apresentamos a nossos leitores o Nio ES8, mencionamos que uma das grandes sacadas do SUV de 7 lugares totalmente elétrico era a possibilidade de não vir com as baterias. O dono pode apenas alugá-las e, em caso de viagens longas, trocar as baterias em postos especiais por outras totalmente recarregadas em menos de 3 minutos. Não só porque isso é mais prático do que a recarga, mas também porque as baterias tendem a se deteriorar com o tempo. E isso pode afetar bastante o preço de revenda dos modelos. Foi o que o pessoal do Motor1 descobriu em um levantamento feito nos arquivos da KBB e seu custo de propriedade por 5 anos. Ainda que os modelos nos EUA desvalorizem mais rapidamente do que os aqui do Brasil, impressiona o quanto o Leaf perde valor ao longo deste período: 78%. Em suma, se você tivesse pagado US$ 100 mil no modelo, ele só valeria US$ 22 mil depois de 5 anos.

Provavelmente por causa disso, a Nissan anunciou nesta terça (27) um programa para troca de baterias no Japão. A própria marca afirma esperar "que, ao recuperar essas baterias, possa ajudar a reduzir os custos de substituição de baterias e aumentar o valor de revenda dos carros elétricos usados". As baterias recuperadas poderiam ou ser usadas no próprio Leaf ou alimentar postes de luz, como a empresa fez recentemente na cidade de Namie. Nos dois casos, a parceira da Nissan na empreitada é a 4R Energy Corp., uma joint-venture da própria fabricante com a Sumitomo.

Pacote de baterias do Nissan Leaf

A questão é o custo para trocar as baterias. Segundo a Nissan, o pacote de baterias de 24 kWh, para os primeiros Leaf, será vendida por 300 mil ienes (R$ 9.435, pela cotação desta terça), só que a troca custa 650 mil ienes (R$ 20.442). Isso provavelmente se deve à mão de obra e também ao fato de a Nissan se responsabilizar pela reciclagem do pacote anterior. O problema é que um Leaf novinho custa, no Japão, 3.150.360 ienes (pouco mais de R$ 99 mil). A troca das baterias de 24 kWh representa 20,6% do valor de um Leaf novo em folha, cujas baterias são de 40 kWh. A troca deste pacote custa 820.000 ienes (R$ 25.789), ou 26% do valor de um carro novo. É muita coisa. E pode ser uma fria.

Diante disso, o que se nota é que a receita da Nio talvez seja mais adequada para os elétricos do que a da Nissan. É mais justo que, neste início de era para os elétricos, os custos das baterias fiquem com os fabricantes que apostam em sua adoção. Pelo menos até que baterias "solid state" ou alguma outra tecnologia se mostre mais durável e barata do que as atuais baterias de íons de lítio.

 

 

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