A Citroën finalmente divulgou as primeiras imagens oficiais de seu novo crossover, o C4 Cactus. Diz a marca que ele foi "idealizado e desenvolvido no Brasil", mas isso não é verdade. O C4 Cactus foi lançado na Europa em abril de 2014 e é construído, lá como cá, sobre a plataforma PF1, a mesma dos Peugeot 208 e 2008 e dos Citroën C3 e Aircross. Apesar disso, ele é um modelo médio em dimensões, com 4,16 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,48 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Pelo menos são essas as medidas que o modelo apresenta no Velho Continente e não há razões para supor que, por aqui, elas seriam diferentes.
A não ser pelo estilo, que deve atrair a atenção dos fãs da marca, o C4 Cactus não terá nada de muito novo. Os motores, por exemplo, devem ser o 1.6 16V naturalmente aspirado que equipa os modelos de entrada da PSA, com 118 cv no etanol, e o 1.6 THP, turbinado, que entrega 173 cv também com o combustível renovável. Ao contrário do 2008, o C4 Cactus deverá oferecer o câmbio automático de 6 marchas em sua versão topo de linha. Só a de entrada deverá trazer a opção manual, de 5 marchas.
Os amigos do site Autos Segredos, que anteciparam o lançamento do crossover, dizem que o interior será mais simples que o do C4 Cactus europeu. Com um conjunto já conhecido, o grande trunfo do novo crossover terá de ser preço. Com o lançamento próximo, provavelmente não teremos de esperar muito para conhecer o de todas as suas versões.