A China é o maior mercado de carros do mundo. E foi este o país que a GM escolheu para a estreia do primeiro modelo da família GEM, ou Global Emerging Markets. A plataforma conhecida por essa sigla dará origem aos modelos do segmento B da fabricante americana, ou seja, aos novos Onix, Prisma (que substituirá o Cobalt), Spin e Tracker. O primeiro modelo a estrear, a se levar em conta o teaser que acompanhou o anúncio, será o crossover compacto. Cujas linhas remetem exatamente às do conceito FNR-X, como já havíamos mencionado.
O anúncio, feito por todas as filiais da GM diretamente afetadas pelo lançamento (os mercados emergentes que a plataforma menciona), dá conta que a nova plataforma terá oito versões de 5 tipos diferentes de carrocerias: hatchback, sedã, crossover, picape e minivan. E que todas elas devem ser apresentadas em um prazo de 13 meses de produção. Se considerarmos que março marca o início deste prazo, toda a família GEM terá sido revelada oficialmente até abril de 2020.
O modelo de estreia será um feito "para atender as peculiaridades do consumidor na China". Um mercado que ama tanto os SUVs quanto os sedãs, o que poderia apontar para o novo Prisma, que todos os nossos leitores já conhecem, mas o teaser mostra claramente um crossover. Talvez porque a GM queira fingir que o sedã é uma surpresa e prefira escondê-lo até a hora da revelação oficial, usando o Tracker para o teaser. Mas seria estranho: teasers costumam ser do modelo que se pretende apresentar. Seja como for, tanto o Prisma quanto o Tracker terão novos motores 1.0 de 3 cilindros e 1.3 de 4 cilindros turbinados e um bocado a mais de espaço interno. Mark Reuss, o novo presidente da GM, promete que os novos veículos apresentarão soluções de conectividade e de segurança inéditas em seus segmentos. Março poderá comprovar o que o executivo diz.