Há algumas semanas, o preço do Chevrolet Equinox, o crossover do Cruze, foi acidentalmente revelado pelo site da marca. Com isso, já se sabe que ele custará R$ 149.900, mas suas vendas só deveriam ter começado depois desta sexta (20), quando o modelo será oficialmente apresentado à imprensa especializada. Tudo indica que a Chevrolet preferiu não esperar. O Equinox já está à venda no site da empresa, como mostram as imagens desta reportagem.
O novo crossover é construído sobre a mesma plataforma do Cruze, a D2XX, o que apontava para sua produção em Rosario, na Argentina, onde o sedã também é produzido. Só que a fabricante preferiu trazê-lo do México, onde o modelo é fabricado em duas unidades, Ramos Arizpe e San Luis Potosi, além de em Ontário, no Canadá. Nos EUA, ele anda vendendo feito pãozinho quente. Para a Argentina está reservado um outro produto, construído sobre a plataforma GEM.
O Equinox tem 4,65 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,70 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. Seu porta-malas tem 468 l de capacidade, mas pode chegar aos 1.627 l com a segunda fileira de bancos rebatida e bagagem até o teto. Ele tem peso em ordem de marcha de 1.693 kg e é equipado com um motor 2.0 turbinado de 262 cv a 5.500 rpm e 37 kgfm a 4.500 rpm. O câmbio é um automático de 9 marchas, primordialmente para modelos de tração dianteira, mas também com a possibilidade de oferecer tração integral, como nesta versão do crossover. Os freios são a disco nas quatro rodas e as suspensões, independentes: McPherson na dianteira e 4-link na traseira.
No Brasil, o crossover terá cinco opções de cores. A única que não cobra extra é a Vermelho Glory, metálica. Curiosamente, as duas sólidas, Branco Summit e Preto Global, cobram R$ 1.000 a mais. E as metálicas Prata Switchblade e Cinza Graphite adicionam R$ 1.700 ao valor do modelo, que chega aos R$ 151.600. Em termos de equipamentos, ele vem com um extensa lista de itens de série, descritos desta forma no site da Chevrolet:
Airbag duplo, laterais e de cortina / Alarme / Alerta de pressão dos pneus /Controle de estabilidade e tração / Protetor de cárter / Sensor de estacionamento / Sistema de fixação de cadeiras para crianças (Isofix) / Sistema de freios com ABS, EBD e PBA / Escapamento duplo com ponteira cromada / Rack de teto / Assistente de partida em aclive / Câmera de ré / Chave eletrônica / Easy Entry (abertura das portas e alarme através de sensor de aproximação na chave) / Computador de bordo / Controlador de velocidade de cruzeiro / Direção elétrica progressiva / Espelho retrovisor interno eletrocrômico / Banco traseiro com encosto ajustável, bipartido e rebatível para assoalho plano / Banco do motorista com regulagem elétrica / Ar condicionado dual zone com controle eletrônico de temperatura, sistema de recirculção e dutos de ar para o banco traseiro / Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade / Espelhos retrovisores externos elétricos/ Sistema Stop/Start /Transmissão automática de 9 velocidades com opção de troca manual de marchas / Chevrolet MyLink, com tela LCD 8" sensível ao toque, navegador integrado, integração com smartphones* (Android Auto e Apple CarPlay), Radio AM/FM, Entrada USB e Aux-in e Conexão Bluetooth / Controles de áudio e telefonia no volante / Alertas: de colisão frontal, de movimentação traseira, de ponto cego, de permanência na faixa e Alerta vibratório de segurança no banco do motorista / Banco do motorista com 2 memórias de posição / Frenagem automática de emergência / Abertura e fechamento da tampa do porta-malas por sensor de movimento / Carregador wireless / Easy Park / Sensor de chuva / Sistema de partida do motor por controle remoto "Remote Start System", com acionamento do ar condicionado / Sistema premium Bose de áudio com 5 alto-falantes, 2 Tweeters / Faróis dianteiros em LED / Farol alto adaptativo / Rodas de alumínio aro 19'' / Teto solar elétrico panorâmico / Tração integral (AWD)
Notou o negrito nos últimos itens? Eles provavelmente são exclusivos da versão Premier, a única importada neste primeiro momento, mas certamente não a única a ser oferecida para o modelo. Como as cotas de importação entre Brasil e México não sofrem interferência do Inovar-Auto, o fim do programa, no último dia de dezembro de 2017, não interfere com os volumes possíveis de importação, mas eles aumentarão também no final deste ano, o que deve permitir a vinda de mais Equinox para nosso mercado. Em versões mais em conta, como a LS e a LT.
Além destes itens, o Equinox também tem uma quantidade enorme de acessórios. Todos sem preços no site justamente para dar aos concessionários liberdade na hora de colocar as etiquetas e, mais do que isso, uma outra fonte de renda. Como se pode ver acima, há coisas como suportes para bicicleta, tablets, caiaques e até stand up paddles. E um cabide porta paletó para os momentos de trabalho que bancam a diversão, entre outros.
Ao final dos cinco passos de configuração, basta escolher a concessionária para solicitar uma proposta. Segundo as concessionárias que consultamos, o Equinox já está à venda há cerca de duas semanas. Os primeiros lotes já foram vendidos, inclusive os modelos que estavam nas revendas para exposição. Um belo começo para o modelo médio, mesmo pelo preço mais alto que ele terá a oferecer. Maior que o do Jeep Compass, mas muito atraente quando comparado aos de Honda CR-V e Toyota RAV4, seus maiores rivais no segmento de crossovers e SUVs médios.