Já faz tempo que os clientes da BMW pedem à marca um SUV de 7 lugares. Um concebido para ter 7 lugares, não o puxadinho que a marca conseguiu colocar no X5. E ele já havia sido antecipado pelo conceito X7 iPerformance, apresentado no Salão de Frankfurt do ano passado, mas agora a BMW revelou o modelo final, de produção. E ele só foi possível, em boa medida, pelo uso da nova plataforma modular da marca, a CLAR (Cluster Architecture). Sobre ela, todos os modelos de tração traseira da marca alemã são atualmente fabricados, o que inclui do BMW Série 3 de 7ª geração, revelado recentemente em Paris, ao BMW Série 8. Passando por X3, X5, X6, Série 5 e Série 7. Com o X7, a BMW adota um SUV como seu modelo topo de linha, possivelmente posicionado em termos de preço no mesmo patamar do Série 8, que custa cerca de 100.000 €.
O novo X7 tem 5,15 m de comprimento, 2 m de largura e 1,81 m de altura, com um entre-eixos de 3,11 m. Como os 7 lugares são item de série no modelo, o porta-malas comporta apenas 326 l, mas pode ser expandido para 2.120 l. A segunda fileira pode trazer dois lugares individuais em vez de um banco para três passageiros. Para dar um exemplo de o quanto o X7 é luxuoso, todos os bancos contam com ajustes elétricos e revestimento em couro Vernasca. As opções de rodas de liga leve podem ir de aro 20 ao aro 22. O ar-condicionado é de 4 zonas e os faróis são full LED como padrão. Opcionalmente, o modelo pode vir equipado com os faróis de laser da empresa, chamados BMW Laserlight.
De saída, o modelo já tem 4 versões definidas. As movidas a gasolina são a xDrive40i, com o motor 3.0 de 6 cilindros turbinado, que entrega 340 cv de 5.500 rpm a 6.500 rpm e 45,9 kgfm de 1.500 rpm a 5.200 rpm, e a xDrive50i, que vem com um belo V8 4.0 biturbo de 462 cv de 5.250 rpm a 6.000 rpm e 66,3 kgfm de 1.500 rpm a 4.750 rpm. As versões diesel usam todas o mesmo motor 3.0 de 6 cilindros. A primeira é a xDrive30d, com 265 cv a 4.000 rpm e 63,2 kgfm de 2.000 rpm a 2.500 rpm. A segunda é a M50d, com 400 cv a 4.400 rpm e 77,5 kgfm de 2.000 rpm a 3.000 rpm. Todas são equipadas com o câmbio automático de 8 marchas da ZF, uma referência no segmento.
Assim como o X5 e o X6, o X7 será fabricado exclusivamente nos EUA, na fábrica de Spartanburg. E começa a ser vendido apenas em março de 2019. Depois de uns 6 meses, por volta de setembro, o modelo também deverá ser vendido no Brasil. A preços condizentes com a proposta do modelo, ou seja, por volta dos R$ 800 mil. Talvez mais.