A BMW apresentou nesta sexta (8) o X7 iPerformance, conceito de um inédito SUV topo de linha que a marca vai produzir a partir do ano que vem. Sua apresentação oficial para o público acontecerá no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em 14 de setembro. O utilitário de luxo vai concorrer com Mercedes-Benz GLS, Audi Q7 e Range Rover Vogue.
As informações divulgadas pela companhia não entram em muitos detalhes sobre o carro. O texto enfatiza de maneira insistente o quanto o X7 marca um novo padrão de luxo, refinamento e sofisticação no portfólio da gama X da BMW, além de exaltar suas proporções avantajadas e carroceria musculosa. Fora isso, não há nada muito específico. O que sabemos é que ele será fabricado sobre a plataforma CLAR, de Cluster Architecture, a mesma dos Série 7, 5 e do futuro série 3.
O conceito que você vê nas fotos foi apresentado em uma configuração de três fileiras de bancos, com dois assentos cada (para seis ocupantes, portanto). Além dela, haverá também a versão de 7 lugares e possivelmente uma até mais luxuosa, para apenas 4 ocupantes. Os passageiros centrais terão acesso a todos os comandos do sistema de infoentretenimento do carro, com direito a duas telas independentes touchscreen para cada ocupante.
O interior do X7 segue uma linha bastante tecnológica, pelo menos conceitualmente. Há poucos botões físicos e tanto partes do volante quanto a manopla de câmbio são feitas por um material transparente, aparentemente acrílico, que reforça esse viés mais moderno. Também identificamos semelhanças com o design do Série 7 – a referência de luxo e tecnologias da marca – mas o que salta aos olhos é a disposição geminada do quadro de instrumentos digital de 12.3’’ e da central multimídia touchscreen muito parecida com a solução adota pela Mercedes-Benz em seus modelos mais chiques.
A BMW explicou que o carimbo iPerformance faz referência à propulsão híbrida com a qual o modelo será vendido. Trata-se da tecnologia eDrive que alia um motor a gasolina TwinPower turbo a outro elétrico. A aposta mais recorrente da imprensa internacional é que se trate do mesmo conjunto do 740e: motor 2.0 turbo de quatro cilindros em linha, mais um motor elétrico e bateria de íons de lítio de 9,2 kWh. No sedã, este sistema produz 326 cv e 51 kgfm de torque.
Visualmente, o X7 iPerformance não apresenta um mudança muito abrupta em relação à conhecida identidade da marca. A frente conta com a grade bipartida (“kidney grille” ou "duplo rim", como chamam) ladeada por faróis extremamente afilados. Atrás, as lanternas seguem o perfil horizontal fino e, seguindo a moda contemporânea, são interconectadas por um filamento de luz.
A carroceria musculosa é arrematada por para-choques robustos, sobretudo o traseiro, e para-lamas largos. As rodas de aro 23 casam bem com o porte do veículo e sua silhueta segue uma linha mais tradicional de SUVs, com traseira mais verticalizada. O destaque fica por conta do teto praticamente todo panorâmico, com uma divisória em Y para os passageiros de trás.
O X7 entrará em produção somente no ano que vem, quando conheceremos sua versão final, pronta para as linhas de montagem.