Quando se fala em segurança automotiva, existe a divisão entre segurança ativa, que tenta evitar os acidentes, e passiva, que minimiza os efeitos de uma batida. Ainda que não exista dúvida quanto à categoria em que se encaixa o sistema Pre Sense Side, adotado pela Audi no A8, ele minimiza pancadas laterais ativamente. Faz isso com a ajuda de sensores e da suspensão pneumática do sedã para tomar uma série de medidas preventivas para impactos de até 60 km/h. Entre elas, elevar o carro em até 80 mm (8 cm) para proteger as partes mais vulneráveis dos ocupantes (tórax e cabeça) e colocar uma parte mais resistente do veículo para absorver o impacto. Em termos muito simplificados, ele "levanta a guarda" do A8.
Com os sensores ativados em cruzamentos, o A8 verifica se há o perigo de algum carro se chocar com sua lateral. Impactos a menos de 25 km/h não acionam o sistema. Se o carro descuidado passar dessa velocidade, o A8 começa a tensionar os cintos de segurança, otimizar a posição dos bancos, fechar vidros e teto solar e acionar o pisca alerta. Além, é lógico, de levantar a carroceria onde o impacto estiver para acontecer. Confira abaixo como o sistema atua para proteger os ocupantes.
A altura da elevação e a velocidade máxima do impacto previstos pelo sistema provavelmente se devem também a elementos de segurança. Se a velocidade for mais alta, uma elevação acima de 8 cm talvez pudesse fazer com que o carro capotasse.
Enquanto isso, no Brasil, até as barras laterais são retiradas dos veículos feitos aqui para economizar... Sorte de quem pode comprar modelos com o nível de segurança oferecido pelo A8. Ainda que, por essas bandas, ele certamente também tenha de vir blindado.