O começo de carreira do Toyota Etios não foi dos mais felizes. Apesar de econômico e bom de dirigir, seu estilo, criado para o mercado indiano, fez com que o modelo de entrada da marca japonesa tivesse de lutar para cair no gosto do brasileiro. O acabamento, que incluía um painel de instrumentos com sérios problemas de paralaxe, também não ajudava. O objetivo de melhorar as vendas foi atingido a partir da linha 2017, quando o modelo ganhou motor nacional, câmbio automático de 4 marchas e um painel de instrumentos digital. A linha 2018 trouxe mudanças ao exterior do carro, deixando-o mais interessante. Tanto que ele já anda aparecendo nas primeiras posições de vendas no Brasil. Para isso ajuda bastante a reputação de modelo robusto e confiável. O que mais o dono de um carro de entrada pode querer? Talvez um pouco mais de luxo e conforto, como oferece a versão XLS do Etios hatchback.
Você gostará do Etios HB XLS se…
O Etios de 2 volumes é do tamanho certo para caber na maior parte das vagas apertadas das grandes cidades sem grandes problemas. Em sua versão XLS, ele traz também a vantagem de ser potente, mas econômico, devido ao bom motor 1.5 que o equipa. E também confortável, por conta do acabamento mais luxuoso e do câmbio automático que ele traz de série.
Talvez você não curta muito…
Se é uma boa pedida para o trânsito urbano, o Etios hatchback não é a melhor escolha para famílias que gostam de pegar uma estrada. Mesmo para famílias que fazem compras de mês ele já fica meio apertado por conta do porta-malas, de apenas 270 l.
Ainda que melhorado, o estilo não é dos mais populares, perdendo mesmo para o de modelos mais antigos, mas com aparência mais bem resolvida.
Apesar de ter sido bastante atualizado, o Etios não traz uma comodidade adotada por todos os carros hoje à venda no Brasil: o travamento automático das portas a partir de uma certa velocidade. Se você começar a rodar com ele contando que isso vá acontecer, vai dirigir com as portas destravadas por um tempão… Até travá-las por conta própria.
O que tem de novo em 2017
A linha 2018 do Etios veio com novos para-choques dianteiro e traseiro, além de uma grade frontal. O restante das boas mudanças no modelo, como o painel digital, veio na linha 2017, em 2016. E continua igual.
Dirigindo o Etios HB XLS
O Etios hatchback é uma máquina leve. São apenas 965 kg em um corpinho de 3,88 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,51 m de altura e 2,46 m de entre-eixos. Com isso, o motor 1.5, bastante elástico, consegue render bem mesmo com o câmbio automático de 4 marchas que equipa a versão XLS. Que é muito bem acertado, diga-se de passagem. Só se sente que o Etios poderia se beneficiar de mais marchas em subidas íngremes.
O que o modelo de entrada da Toyota tem de melhor é seu acerto dinâmico. Bom de curvas, o Etios não tem rolagem exagerada de carroceria e é muito confortável no piso lunar que faz morada no Brasil. Ele mostra que não é preciso ter um crossover para guiar um modelo com boa desenvoltura em lombadas, valetas e buracos.Só continuamos a estranhar por que um modelo com direção assistida precisa ter quase 4 voltas de batente a batente. Isso, e talvez um pouco a menos de cáster do que o desejável, torna o retorno do volante a sua posição inicial algo um tanto lento.
Em termos de consumo, o Etios tem nota A em sua categoria pelo Conpet, o Programa Brasileiro de Etiquetagem. Com câmbio automático, como o que avaliamos, ele fica com nota B no geral. Segundo o Inmetro, ele faz, com etanol, 8,1 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. Com gasolina, os números são, respectivamente, de 11,9 km/l e 13,2 km/l. Conosco, usando etanol e principalmente em circuito urbano, o Etios fez cerca de 7,5 km/l.
Sacadas inteligentes
Uma preocupação bacana do Etios hatchback é oferecer cinto de três pontos retrátil também para o passageiro do meio do banco traseiro. A máquina retrátil fica no teto, perto da coluna C direita. Basta desencaixar a lingueta da base e conectá-la ao engate inferior.
Detalhes do Etios HB XLS
Interior
As linhas do interior do Etios refletem seu estilo externo e são coerentes com ele, ainda que isso o faça parecer um carro de projeto mais antigo do que ele efetivamente é. São retas e estritamente funcionais. Apesar de antiquado, o modelo apresenta boa ergonomia e os comandos são fáceis tanto de achar quanto de operar. A exceção fica por conta da central multimídia, que segue o padrão das usadas pela Toyota: tem respostas um bocado lentas.
Os bancos também são bem quadrados, o que poderia dar a impressão de que são desconfortáveis, mas não são. O Etios é um dos melhores modelos para dirigir por várias horas atualmente no mercado.
Exterior
A reestilização deu nova vida ao Etios, mas os vincos da carroceria são exatamente os mesmos. E eles também remetem a uma linha de estilo antiquada, dos anos 1990. Nada no modelo chama demais a atenção ou se destaca, o que talvez até se torne argumento de venda. Pode ser exatamente o que busca quem quer um modelo que entregue mais do que promete.
Equipamentos
O Etios XLS hatchback vem com abertura elétrica do porta-malas, câmbio automático, ajuste elétrico dos retrovisores externos, controlador de velocidade, bancos com revestimento que imita couro, chamado “Comfort Drive”, rodas de liga leve de aro 15, faróis de neblina, central multimídia Toyota Play e, como todo Etios, painel digital, computador de bordo, travas e vidros elétricos nas quatro portas, direção elétrica, ganchos Isofix e ar-condicionado.
Sob o capô
O bom motor 1.5 do Etios passou a ser fabricado no Brasil em 2016. E ganhou potência em relação ao importado. Isso foi obtido por meio de duplo comando de válvulas, variável na admissão e no escape, chamado de Dual-VVTI, e maior taxa de compressão. Outras melhorias incluídas foram a eliminação do tanquinho de partida a frio e a troca do sistema de acionamento de válvulas por balancins roletados e tuchos hidráulicos. O ganho foi de 11 cv com etanol, passando de 96 cv para 107 cv a 5.600 rpm (14,4 kgfm a 4.000 rpm). Com gasolina, foi de 10 cv: de 92 cv para 102 cv na mesma rotação (14 kgfm).
Sobre o preço
O Etios XLS hatchback é atualmente vendido por R$ 62.650. Ainda que inclua um bom nível de equipamentos, essa etiqueta de preço o coloca para enfrentar competidores fortes, como o Fiat Argo (na versão Drive 1.3 GSR ou na Precision 1.8 manual) e até o novo Honda Fit 2018 de entrada, o DX, vendido a R$ 58.700.
É certo que o Etios oferece a fama de robusto e econômico, mas é preciso ter um perfil bastante específico para comprar um XLS. Em outras palavras, querer um Toyota pequeno e bem equipado. Afinal, o hatchback também tem a opção de motor 1.3 com câmbio automático, ainda mais frugal que o 1.5. E vendido a preço bem menor: R$ 51.810. Mesmo o motor 1.5 oferece uma opção automática mais em conta, a XS, por R$ 57.170. São R$ 5.480 de diferença, ou quase 10% a menos.
Há opções de estilo mais atual, mais espaçosas e mais baratas do que o Etios XLS. Por mais qualidades que essa versão tenha, estes são argumentos fortíssimos contrários a seu sucesso comercial. A não ser, como já dissemos, que ele se encaixe exatamente no que o cliente procura. E isso é mais do que suficiente para uma compra feliz.