Após 42 anos e mais de 8 milhões de unidades produzidas, o Volkswagen Gol sairá de linha este ano. Líder de vendas ininterruptamente entre 1987 e 2013, o hatch se despedirá com a série especial Last Edition, que já foi flagrada recentemente.
Oficialmente, a Volkswagen diz apenas que o Gol Last Edition terá apenas mil unidades produzidas e que a versão teve o desenvolvimento comandado por José Carlos Pavone, chefe de Design da empresa na América do Sul. A marca ainda não revelou todos os detalhes, mas divulgou algumas imagens do modelo.
Como é o Gol Last Edition
O Gol Last Edition é produzido apenas na cor vermelho Sunset metálico (mesma tonalidade dos SUVs Nivus e T-Cross), com pintura preta nas maçanetas e nos retrovisores. Um faixa horizontal que atravessa a tampa do porta-malas interligando as lanternas escurecidas. O modelo ainda conta com molduras plásticas nos para-lamas (as mesmas da versão Track) e rodas de liga leve de 15 polegadas também na cor preta.
Faróis de neblina, faixas pretas nas laterais e emblemas alusivos à versão nas colunas C também fazem parte do pacote estético da série.
O interior também recebeu detalhes exclusivos. Os bancos são revestidos com tecido especial com o emblema “Last Edition” nos encostos dianteiros. Volante e coifa da alavanca de câmbio têm acabamento em couro com costuras vermelhas. Na imagem divulgada pela Volks é possível ver que o carro possui pedaleiras em alumínio e uma plaqueta no painel com o número de série.
Em termos de equipamentos, a edição de despedida do Gol deverá receber de série o pacote Urban Completo, oferecido por mais de R$ 8 mil na versão 1.0 MPI. Com isso, o Gol Last Edition terá airbags frontais, freios com ABS, ar-condicionado, volante com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo, central multimídia Composition Touch com tela de 6,5” sensível ao toque, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico e sensor de estacionamento traseiro.
A motorização será a MPI 1.0 flex de três cilindros, que entrega até 84 cv de potência a 6.250 rpm e 10,4 kgfm de torque a 3.000 rpm, combinada ao câmbio manual de cinco marchas.