Enquanto a maioria dos fabricantes de automóveis exóticos do mundo está construindo carros elétricos ultrarrápidos ou substituindo seus monstros movidos a gasolina por híbridos, a Aston gostaria de apresentá-lo aos encantos do motor V12. A empresa revelou um novo carro de desempenho topo de linha que usa todos os truques e ferramentas da era dos carros a gasolina.
Este Aston Martin Vanquish 2025 tem uma bateria, e é do tipo antigo que você pode comprar em uma loja de autopeças. O Vanquish substitui o aposentado DBS como o alfa na linha da Aston Martin.
A Aston Martin construirá “menos de 1.000 exemplares de produção por ano.” A empresa não forneceu pistas sobre o preço.
Um Novo Coração de 12 Cilindros
A Aston Martin posiciona o Vanquish como uma espécie de desintoxicação da sensação de desconexão que alguns motoristas reclamam nos carros altamente eletrificados de hoje.
Sob o capô está um novo motor V12 biturbo de 5,2 litros, que produz 824 cavalos de potência e 103 kg de torque. O motor envia potência para as rodas traseiras através de uma transmissão automática ZF de 8 velocidades e um diferencial eletrônico de deslizamento limitado.
A Aston diz que a combinação pode atingir uma velocidade máxima de 214 mph (344 km/h).
“O Vanquish é construído em torno de uma estrutura de carroceria de alumínio colado com suspensão dianteira de duplo braço triangular e suspensão traseira multilink”, diz a empresa. O reforço adicional da parte inferior torna-o 75% mais rígido do que a versão final do DBS.
Uma suspensão construída em torno de amortecedores Bilstein DTX permite um caráter de condução altamente personalizável. “Os tempos de resposta ultrarrápidos dos amortecedores garantem que o modo GT mantenha uma qualidade de condução confortável enquanto oferece níveis aprimorados de agilidade e resposta. Definindo um novo caráter dinâmico, os modos Sport e Sport+ proporcionam progressivamente mais resposta e controle de carroceria mais rígido”, diz a Aston.
A direção assistida é eletricamente assistida – uma das poucas concessões à era elétrica. A Aston promete que a cremalheira foi ajustada para uma sensação dinâmica. A coluna de direção não está isolada da estrutura da carroceria como em muitos dos supercarros de hoje. Essa conexão direta deve melhorar a sensação de condução, de acordo com a Aston.
As rodas traseiras de 12 polegadas vêm envoltas em pneus Pirelli P Zero personalizados desenvolvidos apenas para este carro. Os compradores recebem dois conjuntos: um para o verão e outro para o inverno.
Clássico visual alongado da Aston
Você nunca confundiria o Vanquish com qualquer coisa que não fosse um Aston Martin. Ele exibe as clássicas proporções fastback de capô longo da marca e musculatura felina. Esse capô, por sua vez, está mais longo ainda.
Luxo do Velho Mundo por Dentro
Uma grade preta escancarada é espelhada na parte traseira com um painel preto na tampa do porta-malas. Ventilações enormes e caricaturais atrás das rodas dianteiras vêm pintadas de preto e são tão longas que são cortadas nas portas. Se o motor parece uma volta ao passado, espere até ver a cabine. Rivais podem ter optado por fibra de carbono exposta e estofamento mínimo para enfatizar a tecnologia em seus carros, mas a Aston ainda acredita em couro acolchoado. Em todo lugar. Você pode até obter bagagem de couro de sela combinando como acessório.
As telas são um requisito em nossa era, então o motorista enfrenta uma tela de 10,25 polegadas com uma tela sensível ao toque correspondente no centro. De acordo com a Aston, um novo aplicativo complementar permite que os proprietários “atualizem e melhorem os recursos do veículo do conforto e segurança de seu telefone celular.”
O Vanquish vem preparado para Apple CarPlay sem fio, mas a Aston não menciona a compatibilidade com Android Auto.
O Pico, Depois o Fim?
O Vanquish quase parece desatualizado. No entanto, em muitos aspectos, é o auge das conquistas da Aston Martin em motores a gasolina. A empresa já está aceitando pedidos para um supercarro híbrido, o Valhalla, com entregas previstas para o final deste ano.