A fotografia acima merece uma breve explicação. Ela mostra dois sedãs da Mercedes-Benz, ambos com pastilhas de freio novas. O carro branco tem pastilhas de freio genuínas; o marrom, pastilhas falsificadas rotuladas como verdadeiras. O carro com peças falsificadas tem uma distância de frenagem consideravelmente maior, o que representa um problema de segurança.
No entanto, as peças falsificadas estão se tornando mais comuns.
A Mercedes-Benz informa: "Somente em 2023, as autoridades apreenderam mais de 1,6 milhão de falsificações da Mercedes-Benz em mais de 740 operações em todo o mundo. O número de operações aumentou significativamente em quase 20% em comparação ao ano anterior."
Entre as peças falsificadas apreendidas estavam filtros de ar de papel, rodas feitas de metais mais fracos do que o especificado e pastilhas de freio ineficazes. As peças parecem reais e são vendidas por preços um pouco mais baixos.
"A indústria de falsificação gera margens enormes e tem as estruturas de crime organizado", explica Renata Jungo Brüngger, chefe de integridade, governança e sustentabilidade da Mercedes-Benz.
Nos EUA, as autoridades federais recentemente alertaram sobre um aumento nas vendas de airbags falsificados perigosos. Eles podem parecer autênticos o suficiente para enganar os técnicos que os instalam, colocando motoristas e passageiros em risco. A Mercedes combate isso com sua própria equipe de investigação, afirma a empresa.
"Os protetores de marca da Mercedes-Benz verificam ofertas em sites, investigam indícios de falsificação e realizam pesquisas intensivas para identificar as fábricas dos falsificadores." Eles alertam as autoridades quando acreditam ter identificado uma fonte de falsificações.
Como você pode se proteger: Para detectar peças falsificadas, a Mercedes sugere usar o bom senso. Se você está comprando peças para fazer um reparo na sua própria garagem ou recebendo um orçamento de uma oficina, se o preço parecer suspeitamente bom, desconfie. "Sinais de alerta típicos para identificar produtos potencialmente falsificados são preços significativamente mais baixos, anormalidades na qualidade do produto ou vendas por fontes (online) duvidosas", afirma a empresa.
Mas a Mercedes alerta que pode ser impossível identificar falsificações apenas por fotos online. A melhor defesa ainda pode ser confiar em uma oficina com credibilidade e com uma boa reputação em sua região, ou realizar substituições e trocas de peças somente em concessionárias oficiais da marca.