A Volkswagen bem que tentou negar, mas todas as evidências apontavam para o fim de linha para a VW SpaceFox, chamada de Suran na Argentina, onde ela é produzida. Os próprios operários da fábrica já haviam se despedido do modelo em novembro. Agora, depois que o Autoblog Argentina falou que a fabricante alemã leiloará a linha de montagem da perua, com direito a anúncio oficial no site Narvaez Superbid e tudo, sem possibilidade de negação, a marca resolveu admitir que já era para a perua. Como os amigos do Autoblog Argentina dizem, a marca provavelmente não queria ter problemas para desovar o estoque de SpaceFox ainda disponível. Em seu lugar, será fabricado em Pacheco o novo Tarek, um crossover médio do qual já falamos um bocado aqui na KBB.
Com 4,45 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,63 m de altura e 2,69 m de entre-eixos, o Tarek deve ser apresentado no final de 2019. Seu porta-malas comportará 445 litros. Na China, o novo crossover usa um motor 1.2 TSI de 116 cv, que no Brasil poderia perfeitamente ser substituído pelo 1.0 TSI de 128 cv, inclusive com benefícios tarifários, e também um 1.4 TSI de 150 cv. Os dois motores, por lá, são ligados a uma transmissão DSG de 7 marchas. Se repetisse a dose, o Tarek teria a mesma motorização do T-Cross a não ser pelo câmbio, que aqui será automático de 6 marchas. Mas isso não deve acontecer por uma questão de diferenciação de mercado. Afinal, o Tarek é médio, concorrente do Jeep Compass. Sinal de que a empresa quer que a Argentina produza modelos de maior valor agregado, mas ainda competitivos. Aguardemos pelos preços do Tarek.