O leitor da KBB já está muito bem informado sobre o futuro crossover médio da Volkswagen. Inicialmente cotado para se chamar Tharu, ele teve nome definido como Tarek. Foi revelado na China, onde já está à venda. Teve seus dados técnicos revelados. Em suma, só falta começar a ser produzido em Pacheco, onde exigirá um investimento de US$ 650 milhões, e chegar às revendas no Brasil, algo previsto para 2020. Pois agora a revista Auto Esporte descobriu que o modelo foi registrado no INPI, o que livra a Volkswagen do risco de cópias produzidas ou vendidas em nosso mercado.
O Tharu/Tarek terá 4,45 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,63 m de altura e 2,69 m de entre-eixos. Com o Jeep Compass na mira, ele será espaçoso e bem equipado, mas também deve vir com preço muito competitivo. Espera-se que ele seja equipado com o motor 1.6 MSI como opção de entrada, provavelmente com 117 cv com etanol, com o 1.0 TSI que já equipa Polo e no Virtus e com o 1.4 TSI de 150 cv que deverá chegar aos Polo e Virtus GTS. Enquanto na China ele usa uma transmissão automatizada de dupla embreagem, a DSG, de 7 marchas, por aqui ele talvez tenha opção de câmbio manual, se a versão 1.6 se concretizar, mas o mais certo é vir sempre com o automático de 6 marchas.