Em maio deste ano, o Volkswagen Tharu, que será chamado de Tarek no Brasil, teve boa parte de seus dados técnicos revelados. Mas ainda havia poucas imagens do modelo. Isso acabou com o Salão de Cantão, na China, onde o modelo foi oficialmente revelado. Assim como uma série de fotos tanto do exterior quanto do interior do modelo, que devem mudar um pouco para sua chegada ao Brasil.
O Tharu/Tarek tem 4,45 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,63 m de altura e 2,69 m de entre-eixos. O porta-malas, que ainda não tinha medida conhecida, comportará 445 litros. Na China, o novo crossover usa um motor 1.2 TSI de 116 cv, que no Brasil poderia perfeitamente ser substituído pelo 1.0 TSI de 128 cv, inclusive com benefícios tarifários, e também um 1.4 TSI de 150 cv. Os dois motores, por lá, são ligados a uma transmissão DSG de 7 marchas. Se repetisse a dose, o Tarek teria a mesma motorização do T-Cross a não ser pelo câmbio, que aqui será automático de 6 marchas. Mas isso não deve acontecer por uma questão de diferenciação de mercado.
No Brasil, fala-se de motorização diferente, semelhante à do Tiguan, com o 1.4 TSI e o 2.0 TSI também usado no Golf GTI. A plataforma do Tarek, aliás, será a mesma do hatchback médio, a MQB. Com chegada prevista para 2020, o Tarek talvez aposente o Golf por essas bandas. Um destino que o Ford Focus selará em maio de 2019. Possivelmente com a chegada do Territory para ocupar seu lugar.