O Volvo S90 já oferece uma de suas versões voltada exclusivamente aos passageiros dos bancos de trás. Ela é chamada de Excellence e tira o banco do passageiro da frente para abrir mais espaço a que se senta logo atrás dele. Aliás, só há dois lugares na segunda fileira, que tem assentos individuais. Como um carro assim poderia ficar mais luxuoso? Segundo a marca sueca, com o Ambience Concept, que usa som, imagens e cheiros para tornar a viagem ainda mais confortável a quem ocupa os assentos traseiros.
A ideia é que o passageiro, por meio de um aplicativo no smartphone, possa escolher entre sete temas: Northern Lights, Scandinavian Forest, Swan Lake, Archipelago, Rain, Nocturnal (o mais relaxante, para descansar) e o Freedom (que ajudaria o passageiro a se animar). Cada um destes temas teria um efeito sobre o humor do passageiro e projetaria, no teto do veículo, imagens para ajudar. Um elemento rotativo no centro do console central, da Byredo, emite quatro cheiros diferentes para combinar com as imagens. Por fim, o sistema de som da Bowers and Wilkins, com tweeters nos apoios de cabeça, ajuda a imergir o passageiro na experiência selecionada. O vídeo abaixo mostra isso melhor.
Ainda que seja apresentada como um conceito, a ideia da Ambience é ser incorporada à versão Excellence. Especialmente na China, que tem um trânsito caótico, com várias cidades acima de 30 milhões de habitantes. O sistema Ambience seria um refresco para o estresse causado na ida e volta ao trabalho. Possivelmente haverá bilionários com o cheque assinado no Salão de Pequim, apenas esperando a Volvo colocar preço no sistema, que o chefe de design da marca, Robin Page, diz ser uma redefinição do que a palavra luxo, pelo menos nos carros, significa. Luxo, como se diz popularmente, é paz de espírito...