Quando o Toyota Etios foi lançado, em 2012, a previsão da Toyota era de ocupar rapidamente a capacidade produtiva da fábrica de Sorocaba, prevista para produzir 400 mil unidades por ano. Não apenas do Etios, mas também de outros modelos fabricados sobre a plataforma EFC (Entry Family Car). Mas as vendas do Etios demoraram a embalar. Talvez por isso a empresa tenha demorado tanto a anunciar o novo produto para Sorocaba, mas isso aconteceu oficialmente nesta segunda (25). A partir do 2º semestre de 2018, o brasileiro poderá comprar também o Yaris, compacto premium que tentará fazer frente aos lançamentos recentes do segmento, como o Fiat Argo e o novo VW Polo.
Para produzir o Yaris em Sorocaba, a Toyota anunciou um investimento de R$ 1 bilhão. Na mesma ocasião, a empresa falou de mais R$ 600 milhões para a fábrica de motores de Porto Feliz (SP). Mas, ao contrário do que pode parecer, o aporte não tem relação nenhuma com o Yaris, que usará o mesmíssimo motor 1.5 Dual VVTI das versões de topo do Etios. Esse dinheiro todo será usado para fabricar os motores da futura geração do Toyota Corolla, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2019. Fala-se em uma versão turbinada do motor 1.5 Dual VVTI ou até mesmo de um motor 1.5 turbo inteiramente novo.
Com relação ao Yaris, ele será o mesmo vendido atualmente na Tailândia. conhecido internamente como XP150. A Toyota falou apenas na versão hatchback, mas pode apostar também na sedã, chamado Yaris ATIV. Ambos têm entre-eixos de 2,55 m, o mesmo apresentado pelo Etios Sedan. O hatchback tem 4,12 m de comprimento, 1,70 m de largura e 1,48 m de altura, enquanto o sedã tem 4,43 m de comprimento e 1,73 m de largura, com a mesma altura do hatch.
Com o papel de preencher a lacuna entre o Etios e o Corolla, o Yaris deverá ter preços entre R$ 60 mil e R$ 80 mil. Possivelmente com uma mais em conta, na faixa dos R$ 50 mil, para poder enfrentar o VW Polo e cia.