Foi no Salão de Tóquio de 2011 que Akio Toyoda anunciou o novo slogan da marca fundada por sua família, a Toyota: fun to drive again. Algo como "divertido de dirigir de novo", um ataque à parte ruim da fama da empresa. Afinal, ela é conhecida por construir carros robustos, mas muitos eram considerados sem sal. Desde então ele tem feito esforços para mostrar a Toyota como fabricante de carros interessantes. O próximo Supra, aparentado com o BMW Z4, é um exemplo disso. Assim como o GR HV Sports Concept, uma das atrações da empresa para o Salão de Tóquio.
O modelo nada mais é do que um GT86 híbrido e com carroceria targa, aquela em que a parte central do teto rígido pode ser retirada, mantendo tudo da coluna B para trás. Basta isso para você saber que ele tem motor dianteiro e tração traseira, a que mais convém a modelos esportivos. Mas o modelo vai além. Com 4,40 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,28 m de altura e 2,57 m de entre-eixos, ele usa um câmbio automático de 6 marchas que tende a agradar mesmo quem torce o nariz para esse tipo de transmissão.
Abaixo de uma capa no pomo do câmbio há um botão que aciona o modo manual. Mas as trocas não são como nos modelos automáticos tradicionais, deslocando a alavanca para cima ou para baixo apenas. Elas são "engatadas por meio de um trilho em padrão H. Em outras palavras, com engates iguais aos de um câmbio manual comum de 6 marchas. Falta apenas o pedal de embreagem.
Segundo a Toyota, GR significa Gazoo Racing, nome da divisão esportiva da empresa, e HV é a sigla para Hybrid Vehicle (veículo híbrido). E o GR HV Sports Concept seria capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. Se houver alguma chance de ele chegar à produção em série, esse dado deixará de ser mera curiosidade para ser algo desejável por qualquer fã de carros esportivos. Como Toyoda gostaria ao anunciar os planos para sua empresa em 2011.