Se no Brasil a plataforma TNGA começou a sua vida de fabricação nacional com o Corolla 2020, fora do país a montadora japonesa acaba de anunciar uma nova arquitetura global, batizada de GA-B. Essa arquitetura é derivada da utilizada no sedã médio e no Prius.
É verdade que o nome da plataforma é associada a Lexus, mas isso também ocorre com a TNGA, que é exatamente a mesma chamada de GA-C. Sendo assim, temos indícios que a próxima geração do Yaris poderá contar com essa nova arquitetura com alto nível de rigidez e menor peso, graças ao uso de mais aço de alta resistência.
Segundo a Toyota, a GA-B conta com suspensão dianteira McPherson com amortecedores de baixo atrito e variação de molas. Na traseira, a suspensão pode ser por eixo de torção ou multilink. Ainda de acordo com a marca, medidas foram tomadas para que o a posição de dirigir seja mais baixa, deslocando o centro de gravidade do carro.
A imprensa internacional especula que essa plataforma será usada em um SUV compacto. Como notíciamos nas últimas semanas, a Toyota prepara o anúncio de um grande investimento para a fabricação de um veículo dessa categoria no Brasil.