Já falamos por aqui sobre o poder que o jornalismo independente da Consumer Report tem nos EUA. Recentemente, a organização em prol do consumidor não ficou lá muito contente com o Ford EcoSport. E também sapecou o Tesla Model 3 por sua frenagem. O elétrico de entrada da Tesla, ainda muito caro, levou uma distância grande demais para parar. Em resposta, o CEO da Tesla, Elon Musk, prometeu que faria a correção do modelo com uma atualização pela internet. Parece coisa de ficção científica consertar os freios remotamente, não é? Só que, para os donos do carro, foi realidade. Depois da correção, a Consumer Reports efetuou novo teste do Model 3 e passou a recomendar sua compra.
As mudanças foram feitas em parâmetros de atuação do ABS do Model 3. E foram suficientes para que o modelo reduzisse a distância de frenagem de 46,3 m de 96 km/h a 0 para 40,5 m. Jake Fisher, diretor dos testes da Consumer Reports, ficou impressionado e disse que, em 19 anos de trabalho na CR, nunca viu nada parecido acontecer. Provavelmente nenhum de nós viu, mas tudo indica que isso será relativamente comum em alguns anos. Aqui no Brasil. Lá nos EUA, esses novos tempos já chegaram, mas tendem a se popularizar bastante com o aumento nas vendas do Model 3, que já é fabricado em um ritmo de 500 unidades por dia, como a Tesla queria desde que o lançou.