A Tesla prometeu apresentar seu caminhão nesta quinta (16) em Hawthorne, na Califórnia, mas foi muito além disso. Aproveitou a ocasião para mostrar também a segunda geração do Roadster, o carro que permitiu seu próprio nascimento. E todas as coisas que a marca mostrou em seguida, como o Model S, o Model X e, mais recentemente, o Model 3. Enquanto luta para matar os gargalos de produção de seu modelo mais acessível, a Tesla não quer deixar de impressionar. E falou de números, ainda do protótipo do Roadster, que são de cair o queixo. Entre eles, o fato de o carro acelerar de 0 a 97 km/h (60 mph) em apenas 1,9 s!
Para chegar aos 160 km/h, ou 100 mph, ele leva 4,2 s. E percorre o quarto de milha, cerca de 400 m, em 8,9 s, segundo Elon Musk, CEO da Tesla, e 8,8 s segundo o site da empresa. É, de todo modo, o primeiro modelo de produção a fazer isso em menos de 9 s. Sua velocidade máxima seria de 250 mph, ou 402 km/h. E seu pacote de baterias, de 200 kWh (o dobro do maior pacote disponível para o Model S), permitiria a ele percorrer mais de 620 milhas. Ou 998 km, para sermos mais exatos.Tudo isso com a promessa de melhoria dos números. Afinal de contas, esses foram obtidos só com o protótipo.
Equipado com 3 motores, o novo Roadster terá tração integral e "apenas" 10.000 Nm de torque. Convertendo isso para quilograma-força metro, dá exatos 1.019,7 kgfm. Tudo com um bocado de espaço para bagagem, uma configuraçao de assentos 2+2 e um teto removível que faz o Roadster estar mais para targa do que qualquer outro tipo de carroceria.
O volante, que sempre recomendamos que seja empunhado na posição 15 para as 3, como os ponteiros de um relógio, força o motorista a adotar essa empunhadura por seu formato inusitado. Nada de um aro, mas sim algo mais parecido com um manche de avião.
Com vendas previstas para 2020, o Roadster já pode ser reservado por US$ 50.000. Ele custará US$ 200.000, um valor bastante razoável se ele conseguir entregar os números que promete agora. E terá uma edição especial de lançamento, chamada de Founders Series (ou série dos fundadores), que custará US$ 250.000 e terá apenas 1.000 unidades. Item de colecionador, que só é possível reservar pagando o preço cheio. Ou seja, 250 mil verdinhas, uma em cima da outra, para um carro que só sairá, com sorte, daqui a pouco mais de 2 anos. Quase um ato de fé, considerando os grandes prejuízos que a Tesla apresenta a cada ano. Se ela conseguir estar de pé até lá, com lucratividade, este será um carro extraordinário de ver nas ruas.