A disputa entre crossovers e sedãs ganhou nesta semana mais um round na última quinta (8). Afinal, não é sempre que apenas R$ 1.000 separam modelos de respeito como o Toyota Corolla Altis, vendido a R$ 117.900, e a mais nova versão do Subaru Forester, a L, que custa R$ 118.900. E não se engane quanto a conteúdos. Apesar de o Forester L não vir com bancos de couro, dispensáveis para muitos motoristas, o nível de equipamentos deste modelo médio é de dar inveja a muito modelo completo por aí. Para deixar a coisa ainda mais competitiva, a rede Subaru venderá as primeiras unidades, no mês de novembro, com documentação e IPVA grátis.
O Forester L vem equipado 6 airbags, ar-condicionado bizona, central multimídia com tela sensível ao toque de 6,2 polegadas, controle de tração e de estabilidade, sensores crepuscular e de chuva, câmera de ré, rodas de liga leve de aro 18, computador de bordo, controlador de velocidade, seletor de modo de direção, faróis bixenônio, auxílio de partida em rampa (HSA) e volante multifunção revestido em couro. Assim como o Forester Sport, ele vem com o motor 2.0 de 150 cv a 6.200 rpm, 20,2 kgfm a 4.200 rpm e uma transmissão CVT que simula 6 marchas.
O Forester tem 4,60 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,74 m de altura, 2,64 m de entre-eixos e um porta-malas de 505 l, que pode ser ampliado para 1.541 l com o encosto bipartido do banco traseiro rebatido. Se o Corolla tem 2,70 m de entre-eixos, ele perde em versatilidade, e em porta-malas (470 l). Também não tem tração nas quatro rodas nem motor boxer, como é padrão nos Subaru. E essas duas características deixam os modelos da marca com centro de massa mais baixo e mais equilíbrio dinâmico. Mesmo no caso de um crossover, como o Subaru. Como se vê, é briga das boas.