Você trocaria um Renault Fluence por um Logan? Pau a pau? Mal comparando, é mais ou menos essa a proposta do novo Renault Arkana. Mostrado como um carro conceito no Salão de Moscou, o que permite que a fabricante não divulgue nem um dado técnico sequer, o crossover médio é o resultado do chamado Projeto Kadjar. Ele dará a muitos mercados emergentes um crossover médio da marca francesa. Um que, por aqui substituirá os antigos produtos médios da Renault. Já tivemos sedã, minivan e perua, com a linha Mégane. Atualmente, tínhamos apenas o Fluence, mas ele saiu de linha. E o Arkana será o modelo que a Renault colocará em seu lugar.
Você deve estar se perguntando o porquê de ele propor a troca do Fluence pelo Logan. Isso se deve ao fato de o Arkana não usar uma plataforma média propriamente dita, como a CMF C/D, mas sim a mesma do Logan de primeira geração, a B0. Ela ainda é a plataforma usada pelo Duster e pelo Captur. Quando o Arkana de produção for finalmente revelado, e tiver seus dados técnicos apresentados, ele será um produto de aparência moderna construído sobre uma plataforma envelhecida, ainda que eventualmente modernizada. A mesma do Logan, no final das contas.
É bem provável que o Arkana tenha um entre-eixos de cerca de 2,70 m e que seja o produto a estrear o novo motor 1.3 turbo Energy TCe, que deverá render 170 cv com etanol. Se tiver bom preço e bom espaço interno, é bem possível que ele se dê melhor no mercado brasileiro do que Fluence ou Mégane jamais se deram. Prova de que a estratégia da Ford de vender apenas picapes e SUVs nos EUA talvez não seja tão extrema quanto parece.