Enquanto prepara o lançamento de sua primeira picape nacional, a Ram amplia a sua linha de modelos importados com a 1500 Limited, a versão mais luxuosa da gama equipada com motorização V8 a gasolina. Além do acabamento mais sofisticado, a novidade chega importada dos Estados Unidos com equipamentos exclusivos no segmento. Custando a partir de R$ 529.990, a Ram 1500 Limited é a resposta da marca às rivais Ford F-150 e Chevrolet Silverado.
Como é a RAM 1500 Limited
Com preço de Ram 3500 a diesel, a 1500 Limited tem proposta e equipamentos dignos de carros de luxo. A sua motorização é a mesma dos modelos 1500 Classic e 1500 Rebel: HEMI 5.7 V8 aspirado a gasolina, que entrega 400 cv de potência e 57 kgfm de torque, conectado ao câmbio automático de oito marchas. O sistema de tração tem acionamento eletrônico do 4x4 e 4x4 com reduzida.
Diferentemente da 1500 Rebel, que tem uma proposta mais esportiva, a 1500 Limited abusa das peças cromadas, como grade frontal, para-choques, maçanetas, retrovisores, frisos das janelas e rodas de liga leve de 22 polegadas. Se o comprador optar pelo pacote Night Edition, são cobrados R$ 10 mil a mais pelos faróis escurecidos e o acabamento preto brilhante no lugar dos cromados, totalizando R$ 539.990 (a picape mais cara vendida oficialmente no Brasil).
Independentemente da configuração, a Ram 1500 Limited é sempre equipada com faróis em LED com acendimento automático do facho alto, freio de estacionamento elétrico, teto solar panorâmico, bancos de couro, central multimídia com tela vertical de 12” com espelhamento sem fio dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução e sistema de som Harman Kardon. O painel digital de 12”, novidade de toda a linha Ram 2023, espelho retrovisor interno com câmera e estribos laterais elétricos, também fazem parte do pacote de equipamentos de série da picape.
Na parte de segurança, a 1500 Limited ainda conta com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, além das assistências de condução, como frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, assistente de permanência em faixa, sistema de estacionamento automático (Park Assist), controle de cruzeiro adaptativo e câmera de ré com visão em 360°.
Um dos diferenciais da Ram 1500 Limited é a suspensão pneumática com cinco níveis de altura que podem ser controlados por um botão no painel: Normal (211 mm de altura do solo), Aero (a picape roda a 15 mm de altura em velocidades de estrada e aciona um spoiler sob o para-choque dianteiro e fecha as aletas da grade frontal para favorecer a aerodinâmica), Off-Road 1 (241 mm), Off-Road 2 (262 mm). Por fim, o modo Park baixa a picape ate 159 mm para facilitar o embarque e desembarque dos ocupantes.
Dimensões
Assim como a “irmã” 1500 Rebel, a Limited é uma grandalhona de quase 6 metros de comprimento, 2,08 m de largura, 2 m de altura e 3,67 m de distância entre-eixos. O seu peso em ordem de marcha é de cerca de 2.600 kg.
Capacidades
Apesar do porte e da potência do motor, a RAM 1500 Limited tem uma capacidade de carga bem inferior à das picapes a diesel, que levam até uma tonelada. A novidade é capaz de levar cerca de 600 kg, contando os pesos dos passageiros, dos 98 litros de combustível e da carga acomodada na caçamba de 1.200 litros de volume. Há ainda os compartimentos laterais RamBox, com 107 litros de capacidade cada.
No entanto, o motor V8 da 1500 Limited tem força para rebocar 3.647 kg (implemento com freios) e acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos.
Carro de luxo com caçamba
Nosso contato com a Ram 1500 Limited foi um rápido teste-drive pelas avenidas de Alphaville, região de condomínios fechados entre os municípios de Barueri e Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. Apesar de breve, o trajeto serviu para constatar que a 1500 Limited atenderá muito bem os endinheirados dispostos a colocar na garagem uma picape que não deve em nada em termos de conforto e tecnologia para sedãs e SUVs de marcas de luxo.
Ao abrir qualquer uma das quatro portas, o estribo lateral se estende para facilitar o acesso à cabine espaçosa. Cinco adultos se acomodam com folga e ainda têm à disposição confortáveis bancos revestidos de couro e acabamento caprichado. O sistema de som Harman Kardon reproduz as músicas dos aplicativos de streaming com ótima qualidade, mas quem dirige a 1500 Limited vai preferir escutar o ronco do V8 a maior parte do tempo.
Apesar do tamanho da picape, o motor de 400 cv de potência responde prontamente aos estímulos no acelerador. Quem não está acostumado a dirigir um veículo desse porte tem de ficar atento para não extrapolar os limites de velocidade, uma vez que a altura e o excelente isolamento acústico da picape passam a sensação de estarmos trafegando a velocidades mais baixas que a real.
A suspensão pneumática é um destaque à parte, pois controla sozinha a altura ideal de rodagem de acordo com a velocidade da picape e garante ótimo nível de conforto, mesmo em vias esburacadas e lombadas.
No geral, a Ram 1500 Limited é um carro de luxo com caçamba com atributos para atrair não apenas os clientes do agronegócio do interior do Brasil, mas também endinheirados que vivem em grandes cidades e que possuam uma garagem bem espaçosa em suas casas.
Teste-drive a convite da Ram