Ford Del Rey
O Ford Del Rey foi um marco na história automobilística brasileira, representando uma era de inovação e excelência para a Ford no país. Lançado em 1981, o sedã de porte médio e a versão Perua, foram concebidos como uma alternativa de luxo para substituir indiretamente o Galaxie Landau.
1981
O Ford Del Rey foi lançado em 1981, baseado na plataforma do Corcel II. Inicialmente, era oferecido nas versões Prata e Ouro, disponíveis em configurações de duas ou quatro portas.
1985
O Del Rey recebe remodelagem estética com nova frente, grade aerodinâmica e spoiler com faróis de neblina, evolução mecânica com a introdução do motor CHT, mais econômico, novas nomenclaturas para as versões: L, GL, GLX e Ghia, além do aumento do aro das rodas para 14 polegadas nas versões topo de linha.
1989
Com a formação da Autolatina em 1987, o Del Rey recebeu melhorias significativas, como a adoção do motor AP 1.8 da Volkswagen, aumentando o desempenho, a velocidade máxima subiu para 156 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h melhorou para 13,9 segundos.
Também recebeu a versão "GL Série Especial" com itens exclusivos como direção hidráulica, aquecimento interno e spoilers com faróis de neblina, além da recalibração das molas traseiras para melhorar o comportamento dinâmico.
O Ford Del Rey teve motores 1.6 E1.8.
Equipamentos de série: Spoiler frontal, faróis de neblina, bancos em veludo, vidros e travas elétricas, janelas traseiras basculantes.
Foram produzidos e comercializados 350.000 ao todo. Seus principais concorrentes eram o Chevrolet Monza, Volkswagen Santana, Volkswagen Passat e Chevrolet Opala.
1991
Apesar das melhorias, o Del Rey foi descontinuado em 1991, sendo substituído pelo Ford Versailles. Durante sua década de produção, o modelo se consolidou como um dos carros mais desejados do país.
O Ford Del Rey é lembrado por sua combinação de conforto, durabilidade e design clássico, simbolizando uma era de inovação para a Ford no Brasil.