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RAM Classic estreia por R$ 349.990 com motor V8 de 400 cv

Picape chega importada do México em duas versões com alto nível de conforto e porte avantajado

A RAM Classic foi oficialmente lançada no mercado brasileiro nesta terça-feira (13). Conforme antecipado pela KBB Brasil no último sábado (10), a picape estreia no país custando a partir de R$ 349.990, na versão Laramie, e R$ 359.990, na configuração de visual esportivo Night Edition. Os primeiros 100 compradores da RAM Classic ganharão uma caixa de ferramentas personalizada da marca Stanley com 23 itens.

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Como é a RAM Classic

Importada do México, a RAM Classic é baseada na geração anterior da RAM 1500 (a nova geração é vendida no país na versão Rebel). O modelo chega como uma opção mais em conta para que a RAM tenha uma picape abaixo dos R$ 400 mil para competir contra as versões topo de linha dos modelos médios: Chevrolet S10 High Country (R$ 313.190), Ford Ranger Limited (R$ 321.090), Toyota Hilux GR-Sport (R$ 354.790) e Volkswagen Amarok Extreme V6 (R$ 332.180).

A RAM Classic Laramie tem uma proposta mais sofisticada, com acabamento cromado na grade frontal e nas rodas de liga leve de 20 polegadas. A Night Edition é basicamente uma Laramie com aparência mais esportiva, que troca os cromados pela pintura preta brilhante.

Independentemente da versão, a RAM Classic é sempre equipada com o motor HEMI 5.7 V8 aspirado a gasolina, que entrega 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque.  Combinado a um câmbio automático de oito marchas e tração 4x4 com reduzida, esse propulsor permite à picape acelerar de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. A velocidade máxima é limitada em 174 km/h.

JÁ DIRIGIMOS:

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Cerca de meio metro mais comprida que as picapes médias vendidas no país, a RAM Classic mede 5,81 metros de comprimento, 2,01 m de altura, 1,97 m de largura e 3,57 m de entre-eixos. Ainda assim, ela é menor que as irmãs da nova geração: RAM 1500 Rebel (R$ 469.990), RAM 2500 (R$ 456.990) e RAM 3500 (R$ 484.990).

Apesar do porte e dos 2.553 kg de peso, a RAM Classic leva menos carga que uma Fiat Strada, por exemplo. Enquanto a picape compacta pode levar até 720 kg, a RAM Classic comporta apenas 531 kg. Dessa forma, ela não atende à lei brasileira, que exige capacidade mínima de carga de uma tonelada para poder ser equipada com motor a diesel. Ainda assim, a capacidade de reboque de implementos com freio é de 3.534 kg.

Mirando clientes mais urbanos e que buscam um veículo diferente dos SUVs para fazer longas viagens rebocando trailers ou transportando motos, entre outros equipamentos, na caçamba – revestida com Bedliner, um material que protege a lataria de amassados e riscos – a RAM Classic oferece uma cabine espaçosa para cinco ocupantes e bem equipada. Bancos com aquecimento e ventilação e saídas do ar-condicionado de duas zonas estão disponíveis até mesmo para quem viaja na parte de trás da cabine.

A parte de entretenimento e conectividade fica por conta do sistema de som Alpine e da central multimídia Uconnect de 8 polegadas com GPS nativo e compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Apesar dessas benesses, que incluem a regulagem elétrica dos pedais de acelerador e freio, a picape fica devendo o ajuste de profundidade do volante e assistências de condução semiautônomas, como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem emergencial (presentes na maioria das picapes médias topo de linha).

Ficha técnica

Motor: dianteiro, longitudinal, 5.7 V8, 16 válvulas, aspirado, a gasolina, comando único de válvulas no bloco, injeção multiponto de combustível
Potência: 400 cv a 5.600 rpm
Torque: 56,7 kgfm a 3.950 rpm
Câmbio: automático de oito marchas
Tração: traseira, 4x4 temporária com reduzida e diferencial traseiro deslizante
Suspensão dianteira: braços triangulares (duplo A) com rodas independentes e barra estabilizadora, amortecedores de tubo duplo e molas helicoidais /
Suspensão traseira: eixo rígido, braços quíntuplos (five-link), barra estabilizadora, amortecedores de tubo duplo e molas helicoidais
Freios dianteiros: discos ventilados de 336 mm com ABS e EBD
Freios traseiros: discos sólidos de 352 mm com ABS e EBD
Dimensões: 5.816 mm de comprimento/ 2.017 mm de largura/ 1.970 mm de altura/ 3.570 mm de distância entre-eixos
Peso em ordem de marcha: 2.553 kg
Tanque de combustível: 98 litros
Volume da caçamba: 1.424 litros
Capacidade de carga: 531 kg
Capacidade de reboque: 3.534 kg
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,7 segundos
Velocidade máxima: 174 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo Inmetro: Cidade: 5,2 km/l / Estrada: 6,4 km/l

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