Um dos lançamentos mais aguardados de 2023, a futura picape nacional da Ram teve um de seus motores revelados pelos executivos da marca. Trata-se do Hurricane 4, um 2.0 turbo de quatro cilindros com injeção direta que equipa diversos modelos da Stellantis no exterior.
Movido a gasolina, esse motor já existe no Brasil no Jeep Wrangler, no qual entrega 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. Pesando mais de duas toneladas e contando com uma aerodinâmica desfavorável, o Wrangler ainda é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos.
A Ram não divulgou dados técnicos e de desempenho, mas afirmou que a nova picape será “a mais rápida do Brasil”.
Chamada internamente de Projeto 291, a Ram Rampage será fabricada no Polo Industrial de Goiana, em Pernambuco, onde atualmente são produzidos os Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Fiat Toro. O lançamento está previsto para o segundo semestre deste ano.
Projeção do designer Kleber Silva dá uma ideia de como será a RAM 1200 fabricada em Pernambuco
A nova picape da Ram será produzida com estrutura monobloco baseada na plataforma Small Wide Body 4x4. O seu porte será semelhante ao das picapes médias tradicionais com chassi de longarinas sob a carroceria, medindo mais de 5 metros de comprimento, cerca de 1,85 m de largura (sem contar os retrovisores) e 1,80 m de altura.
Diversos componentes, como a arquitetura de suspensão, serão compartilhados com a Fiat Toro. No entanto, a Rampage terá novos amortecedores e molas para suportar o maior peso. Os freios das rodas traseiras serão a disco.
Nome foi inspirado na Dodge Rampage vendida nos Estados Unidos na década de 1980
Já a parte eletrônica será herdada do Jeep Commander, por isso podemos esperar que a picape seja equipada com uma série de assistências de condução, entre outros equipamentos de conforto e conectividade.
Motorizações
A Ram Rampage será lançada inicialmente com motor 2.0 turbodiesel nas versões Bighorn, Laramie e Rebel. É o mesmo propulsor da Fiat Toro e dos Jeep Compass e Commander, mas na Rampage será recalibrado para entregar mais potência e torque que os atuais 170 cv e 38 kgfm, respectivamente.
Ponteira dupla de escape denuncia a presença do motor Hurricane 4 (FCA Fan Brazil)
Já as versões flex serão movidas pelo Hurricane 4 2.0 turbo com potência estimada em 270 cv.
Independentemente da motorização, a Ram Rampage será dotada de câmbio automático de nove marchas com tração 4x4 sob demanda, reduzida e bloqueio de diferencial. Assim como a Toro, a tração dianteira será prioritária.
Atualmente, a RAM vende no Brasil apenas picapes construídas com carroceria e caçamba montadas sobre chassis de longarinas. Os modelos 2500 e 3500 são equipados com motorização Cummins turbodiesel de seis cilindros, enquanto a 1500 Rebel e a 1500 Classic são movidas pelo Hemi V8 a gasolina de 400 cv de potência.