Conforme noticiado pela KBB Brasil há algumas semanas, a RAM ampliará a sua gama de picapes a gasolina no Brasil com o lançamento da versão 1500 Limited. A novidade poderá estrear ainda este ano para ficar posicionada acima da 1500 Rebel, a atual configuração topo de linha com motorização V8. Um flagra postado no Instagram @bfmsoficial mostra um exemplar da 1500 Limited rodando no interior de São Paulo com placas verdes de veículos de teste.
Com a chegada da 1500 Limited, a RAM terá três modelos movidos pelo motor HEMI V8 a gasolina no Brasil. Atualmente, a marca comercializa a 1500 Rebel e a recém-lançada RAM Classic, uma configuração baseada na antiga geração da RAM 1500 que chegou para competir com as versões topo de linha das picapes médias turbodiesel - tanto que já vendeu 1.500 unidades no dia do seu lançamento no país.
VEJA TAMBÉM:
>> RAM Classic aposta na força do V8 para brigar com picapes médias
>> Nova Chevrolet Colorado antecipa a futura geração da S10 brasileira
>> Chevrolet Silverado chega ao Brasil em 2023 com motor V8
>> Confirmado: nova Ford F-150 será lançada no Brasil em 2023
Como é a RAM 1500 Limited
Em termos de motorização, a RAM 1500 Limited é idêntica à 1500 Rebel. Sob o capô está o motorzão HEMI 5.7 V8 aspirado a gasolina, que entrega 400 cv de potência e 57 kgfm de torque, conectado ao câmbio automático de oito marchas. O sistema de tração tem acionamento eletrônico do 4x4 e 4x4 com reduzida.
O que muda é o visual. Enquanto a Rebel tem uma proposta mais esportiva, a Limited aposta numa proposta mais luxuosa. Grade dianteira, para-choques, maçanetas, retrovisores e frisos das janelas recebem acabamento cromado no lugar da pintura preta da 1500 Rebel.
Faróis principais com acendimento automático e de neblina em LED, freio de estacionamento elétrico, teto solar panorâmico, bancos de couro, central multimídia com tela vertical, carregador de celular sem fio, painel totalmente digital, rodas de liga leve cromadas, entre outros itens fazem parte do pacote de equipamentos de série da picape.
Na parte de segurança, a 1500 Limited ainda conta com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, farol alto adaptativo, além das assistências de condução, como frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, assistente de permanência em faixa, sistema de estacionamento automático (Park Assist), controle de cruzeiro adaptativo e câmera de ré.
Dimensões
Assim como a “irmã” 1500 Rebel, a Limited é uma grandalhona de quase 6 metros de comprimento, 2,08 m de largura, 2 m de altura e 3,67 m de distância entre-eixos. O seu peso em ordem de marcha é de cerca de 2.600 kg.
Capacidades
Apesar do porte e da potência do motor, a RAM 1500 Limited tem uma capacidade de carga bem inferior à das picapes a diesel, que levam até uma tonelada. A novidade é capaz de levar cerca de 600 kg, contando os pesos dos passageiros, dos 98 litros de combustível e da carga acomodada na caçamba de 1.200 litros de volume.
No entanto, o motor V8 da 1500 Limited tem força para rebocar mais de cinco toneladas (implemento com freios) e acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos.
Quanto vai custar a RAM 1500 Limited?
A RAM 1500 Limited custará acima dos R$ 460 mil, uma vez que a 1500 Rebel é vendida atualmente a partir de R$ 456.990 – mesmo preço da RAM 2500 Laramie 6.7 turbodiesel. Valor bem acima do que a RAM pede pela Classic, ofertada por R$ 349.990, na versão Laramie, e R$ 359.990, na configuração Night Edition.
O modelo mais caro da RAM no Brasil na atualidade é a 3500 Longhorn 6.7 turbodiesel, que parte de R$ 529.990.