A quarta geração do Ford Focus talvez não tenha uma versão RS, mas a ST marcou presença com duas opções de motor. A mais legal delas é a movida a gasolina, com o já conhecido motor 2.3 EcoBoost, também usado pelo Mustang e pelo Ford Focus RS anterior. O quatro-cilindros entrega 280 cv a 5.500 rpm e 42,8 kgfm entre 3.000 rpm e 4.000 rpm e vem com câmbio manual de 6 marchas ou um automático de 7 marchas. O ST a gasolina seria capaz de ir de 0 a 100 km/h em menos de 5 s. A opção a diesel, chamada EcoBue, é um motor de 2 litros, 190 cv e 40,8 kgfm.
O Focus tem 4,38 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,45 m de altura e um entre-eixos de 2,70 m. Na versão ST, ele terá, pela primeira vez em um Ford na Europa, o sistema heads-up display, ou HUD, que projeta na linha de visão do motorista informações como velocidade máxima e consumo. O Focus ST tem também faróis adaptativos, Park Assist, controlador de velocidade adaptativo, bancos Recaro para motorista e passageiro da frente e seletor de modos de direção.
O motorista pode escolher entre quatro modos: "Slippery/Wet”, para pisos molhados e escorregadios, “Normal”, “Sport” e “Track”, disponível apenas para os ST com o Performance Pack. Esse pacote adiciona ao carro pinças de freio vermelhas, controle contínuo de amortecimento (CCD) e Launch Control. Esses modos de direção ajustam o diferencial de deslizamento limitado de controle eletrônico, o controle de estabilidade e os mapeamentos do acelerador e da transmissão automática para cada situação. No caso do ST com Performance Pack, eles atuam também sobre o CCD e sobre uma perfumaria que a Ford chama de Electronic Sound Enhancement, um sistema eletrônico de "melhoria" do som do carro.