O segmento de modelos médios anda encolhendo na Europa em detrimento dos crossovers e SUVs. Especialmente o dos hatchbacks. A quarta geração do Ford Focus, que já havia aparecido limpo em Portugal, foi revelada nesta terça com um movimento que a Ford já havia antecipado para o Fiesta, por exemplo: uma versão aventureira para enfrentar os SUVs. A exemplo da adotada pelo irmão menor, a do Focus se chama Active.
O novo Focus teria sido concebido pela Ford do zero. Ele traz uma nova plataforma, chamada de C2, que promete melhor desempenho em termos de segurança, mais espaço interno e "aerodinâmica aperfeiçoada" para reduzir o consumo. A Ford não fala em redução de peso nem diz quanto a nova geração do modelo médio pesa, o que provavelmente se deve a custos.
O novo Focus tem 4,38 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,45 m de altura e um entre-eixos, finalmente, de 2,70 m, o novo padrão de seus concorrentes. A versão perua, também apresentada, tem 4,67 m de comprimento e só é mais alta (1,48 m) por conta do rack de teto. A Ford divulgou valores de porta-malas estranhíssimos, provalvemente com todos os bancos rebatidos. O do hatchback levaria 1.354 l, enquanto a perua pode transportar 1.653 l.
A perua, apresentada na versão Titanium, tem chances quase nulas de ser vendida no Brasil. Mas a Ford também apresentou as versões do Focus que serão vendidas no mercado asiático, mais especificamente na China, e entre elas está a versão sedã. Só com fotos, por ora. É possível que, com a apresentação do modelo no Salão de Pequim, a marca divulgue mais informações sobre o modelo de 3 volumes, que você pode conferir abaixo.
O Focus de quarta geração terá duas opções de motorização a gasolina e duas diesel. Entre as movidas a gasolina, as que mais nos interessam, ele terá o 1.0 EcoBoost com potências de 85 cv, 100 cv e 125 cv, potência com a qual ele poderá optar ou por uma transmissão manual de 6 marchas, padrão das anteriores, ou por um câmbio automático convencional de 8 marchas. O 1.5 EcoBoost, parente do 1.5 Dragon naturalmente aspirado do EcoSport, terá potências de 150 cv, com os dois câmbios, ou 182 cv, só com o manual. Os diesel serão um 1.5 EcoBlue, com 95 cv (só manual) ou 120 cv (manual e automático) e um 2.0 EcoBlue de 150 cv, com as duas opções de transmissão.