A Nissan bem que queria ser a única empresa a mostrar um elétrico no Salão do Automóvel. Mais do que isso: a anunciar que começaria a vendê-lo no Brasil, país que tem apenas um modelo totalmente elétrico à venda para o público, o BMW i3. Mais barato, o Leaf arrebentaria a boca do balão. Mas o Rota 2030, que deverá trazer incentivos fiscais à venda de elétricos e híbridos, fez muito mais gente se animar com a ideia. Foi o caso, por exemplo, da Chevrolet, que anunciou que venderá o Bolt por R$ 175.000. A Nissan venderá o Leaf por R$ 178.400, mais caro do que o concorrente da GM. Mas eis que surge a Renault, parceira da Nissan na Aliança, e anuncia as vendas ao público do Zoe. Uma bola que já havíamos cantado em agosto, quando mostramos que o Zoe e o Twizy já constavam da tabela do Conpet. Ou seja, o Twizy provavelmente será o elétrico mais barato do Brasil. Enquanto ele não chega, o posto será o Zoe, vendido a R$ 149.990.
Mas não é só de preço que estamos falando. A Audi também disse que pretende vender no Brasil seu novo crossover elétrico, o e-tron. Ainda sem preço definido, mas certamente não será nenhuma pechincha, considerando o posicionamento de marca da Audi no Brasil. E também há a Kia, que pretende vender por aqui o Soul EV. E a Mercedes-Benz, que mostrou no Salão do Automóvel o conceito EQ, antecessor do EQC, seu primeiro crossover totalmente elétrico, sério candidato a vir também para cá. Especialmente se o Audi e-tron apresentar boas vendas.
Entre os híbridos, a Volkswagen confirmou que venderá no Brasil o Golf GTE. O modelo é equipado com o motor 1.4 TSI, mas apenas a gasolina. Poderia ser o primeiro híbrido flex a ser colocado à venda, se a Volkswagen adaptar a ele o 1.4 TSI flex, roubando a primazia da Toyota. O motor elétrico, por sua vez, tem 102 cv. Como o sistema tem perdas, a união dos dois motores resulta em um conjunto de 204 cv e 35,7 kgfm. Com a vantagem de que o modelo pode rodar até 50 km apenas com a força de suas baterias, suficientes para o uso diário da maioria das pessoas, e até 880 km no modo híbrido. O GTE acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 s, atinge a máxima de 222 km/h e pesa 1.615 kg, dos quais 120 kg correspondem a seu pacote de baterias. O modelo chega em 2019, ainda sem preço definido. Para fazer vontade, a VW mostrou também o Passat GTE, também com motor 1.4 TSI, mas de 156 cv, e um motor elétrico de 115 cv, para um total de 219 cv e 40,8 kgfm de torque. Números de V8 aspirado. A velocidade máxima do modelo chega a 225 km/h, ele acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 s e pode rodar também 50 km só com eletricidade. No modo híbrido, ele percorre até 1.100 km.