PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Melhor desempenho do mercado de motocicletas para o mês de abril desde 2011.

O mercado de motocicletas novas registrou desempenho de alta em abril de 2025, com aproximadamente 182.700 unidades emplacadas, o que representa crescimento de cerca de 10% em relação a março e de até 8,2% na comparação com abril de 2024. Este resultado marca o melhor desempenho para o mês desde 2011, consolidando a tendência de expansão do setor. No acumulado de janeiro a abril, foram mais de 656 mil motocicletas vendidas, avanço de 9% frente ao mesmo período do ano anterior.

A produção também manteve ritmo acelerado, com 172,2 mil unidades fabricadas em abril, crescimento de 8,9% em relação ao mesmo mês de 2024 e ao mês anterior. O Polo Industrial de Manaus segue como o centro produtivo mais relevante, abastecendo o mercado com agilidade e variedade de modelos. Os modelos de baixa cilindrada (até 160 cm³) responderam por quase 80% da produção total, refletindo a preferência do consumidor por motocicletas mais acessíveis, econômicas e ideais para uso urbano e serviços de entrega.

Entre as categorias, a Street lidera as vendas, seguida pelas Trail e Motoneta, mantendo a predominância de modelos versáteis e de baixo custo operacional.

Mercado de usadas e seminovas em expansão

O segmento de motocicletas usadas e seminovas também apresentou crescimento. Em abril, foram registradas 334.120 transferências, aumento de 6,7% em relação a março e de 13,4% sobre abril de 2024. No acumulado do ano, mais de 1,22 milhão de motos já trocaram de dono, uma elevação de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Financiamento de motocicletas – Abril de 2025

O financiamento de motocicletas também acompanhou o ritmo de crescimento. Em abril, foram financiadas 153 mil unidades, uma alta de 1,9% em relação a março e de 1,3% frente a abril de 2024. Desse total, 114 mil foram modelos zero quilômetro e 40 mil eram usados. Segundo o presidente da Abraciclo, Marcos Bento, a ampliação do crédito foi um dos fatores que sustentaram a crescente procura por motocicletas, que se consolidaram como meio de transporte acessível e funcional em diversas regiões do país. Apesar de o crédito estar mais seletivo, especialmente para motos de maior cilindrada, a oferta para modelos populares, principalmente até 150 cc, ampliou-se, facilitando a compra para trabalhadores autônomos e consumidores de menor renda.

Além do financiamento tradicional, o sistema de consórcios e os pagamentos à vista também têm sido importantes na composição das vendas, representando juntos cerca de 66% das transações para motos de até 300 cilindradas, que compõem 80% dos emplacamentos. Essa diversidade de modalidades de pagamento contribui para ampliar o acesso dos consumidores ao mercado.

Variação de Preço das Motos

O MVP - Monitor de Variação de Preço da KBB Brasil apresenta março com alta nos preços de motocicletas 0km em abril/25.

 

Motocicletas seminovas (com até 3 anos de uso) seguram mais uma vez tendência de aumento demonstrada nos meses anteriores, fechando o mês com -0,56%.

 

As motocicletas usadas (entre 4 e 10 anos de uso) também apresentaram tendência de aumento de preços, em média. 

Sobre a Kelley Blue Book
Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quanto para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.

Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB está no Brasil desde outubro de 2017 com o site kbb.com.br. A sede da Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.

Sobre a Cox Automotive
A Cox Automotive faz parte do grande conglomerado da Cox Enterprises Inc. - uma empresa global com mais de 50.000 funcionários e que já ultrapassa US$ 21 bilhões em receita. Apesar de ser uma gigante multinacional, a Cox continua sendo uma corporação privada e orientada por valores que acreditam em crescimento em longo prazo e no orgulho de sua liderança familiar de quatro gerações.

Através de nossas principais divisões - Cox Communications e Cox Automotive – as empresas Cox lideram nos setores de comunicações e mercado automotivo. Nossas marcas internacionais amplamente reconhecidas incluem Autotrader, Kelley Blue Book e Cox Homelife.

A missão da Cox Automotive em todos os mercados onde atua é transformar a maneira como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções tecnológicas, serviços e equipe altamente especializada que apoia consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva.

A Cox Automotive Inc. é um grupo global, detentora de 26 empresas fortemente consolidadas nos países em que atua, com mais de 34.000 membros na equipe, mais de 200 escritórios em todo o mundo e que atende milhares de clientes nos cinco continentes. Saiba mais em coxautomotive.com.br.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

SUV/Crossover
Hatchback
Picape
Sedã
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro

Facebook LinkedIn Instagram YouTube

© 1995–2024 Kelley Blue Book Co.®, Inc. Todos os direitos reservados.