As fabricantes tradicionais, por uma questão de sobrevivência, continuam a defender que os motores a combustão têm papel fundamental na mobilidade. Mas também não há nem uma sequer que já não tenha planos de veículos completamente elétricos. A Audi já está até aceitando encomendas para seu primeiro modelo movido totalmente por baterias, o e-tron quattro. Um modelo que tem alvo certo: o Tesla Model X. Será também contra ele que deverão vir o BMW iX3 e o modelo da Mercedes-Benz, o EQC. Um modelo do porte do GLC, mas movido só por eletricidade.
Diz a Mercedes-Benz que ele estará pronto para vendas em 2019. E que o processo de desenvolvimento vai bem, obrigado. Foram construídos cerca de 200 protótipos para testes em alta e baixa temperatura. Em outras palavras, de -35°C a 50°C rodando centenas de milhares de quilômetros por países como Alemanha, Finlândia, Suécia, Espanha, Itália, Dubai, África do Sul, EUA e China. No total, o EQC terá levado 4 anos de projeto e desenvolvimento até sua apresentação.
Vale dizer que boa parte dos testes, ou 35% deles, foram totalmente realizados em ambiente digital, algo que poupa um bocado de tempo. Não fosse isso, é bem possível que o EQC levasse algo em torno de 6 anos para chegar ao mercado. Será que o Denza 500, fruto de uma parceria entre a Mercedes-Benz e a BYD, também demandou esse cuidado todo no desenvolvimento? Provavelmente não. Saberemos disso em 2019, provavelmente no Salão de Genebra, quando o EQC deve ser apresentado.