Inaugurada em 27 de outubro de 1997 com as presenças dos mandatários Jacques Chirac, então presidente francês, e Helmut Kohl, a fábrica da smart em Hambach, na França, está prestes a entrar em um novo estágio de sua existência. Em um anúncio que contou com a presença do atual presidente francês, Emmanuel Macron, o CEO da Daimler, Dieter Zetsche comunicou um investimento de € 500 milhões para que a fábrica de Hambach seja a primeira a produzir um Mercedes-Benz em território francês. Mas não um qualquer: será o modelo de entrada da linha totalmente elétrica EQ, o EQA, apresentado
Apresentado no Salão de Frankfurt de 2017, o EQA é um hatchback que não teve muitos de seus detalhes técnicos revelados a não ser os de seu trem de força. Com a possibilidade de adotar dois motores elétrico, um para cada eixo, o EQA pode ter potência de até 272 cv (200 kW), com um pacote de baterias que lhe permitirá rodar até 400 km com apenas uma carga.
Até 2022, a Mercedes-Benz planeja apresentar 10 modelos totalmente elétricos, a começar pelo EQC, o primeiro crossover totalmente elétrico da marca. Toda a linha terá algum tipo de eletrificação até 2022. A Daimler não informou quando o EQA começará a ser produzido em Hambach.