Pouco depois de revelar ao mundo que fará o carro mais aerodinâmico do mundo, uma base sólida para um veículo que bebe pouco, a Mercedes-Benz apresentou as fotos e dados oficiais do novo Classe A Sedan. Com fabricação já confirmada para Aguascalientes, no México, e para Rastatt, na Alemanha, o novo veículo deverá chegar a nosso mercado, sem taxa de importação, vindo do país do Chapolim Colorado. O que deverá transformá-lo em um dos campeões de venda da Mercedes-Benz no Brasil. E ele terá atributos de sobra para isso.
Com 4,55 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,45 m de altura e 2,73 m de entre-eixos, o Classe A Sedan é um sedã médio, do mesmo porte de Toyota Corolla e Chevrolet Cruze. A tração, como nos concorrentes menos luxuosos, é dianteira, mas o Mercedes-Benz tem um porta-malas significativamente menor, de apenas 420 litros. Provavelmente por conta da aerodinâmica e do comprimento, menor que o do Corolla (4,62 m) e que o do Chevrolet (4,60 m).
Inicialmente, o Classe A Sedan será oferecido em duas versões: A 200, com motor a gasolina, de 163 cv, e a A 180 d, com motor turbodiesel de 116 cv. Ambos equipados com o câmbio 7g-DCT, um automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. Muita gente poderia apostar no motor 1.6 turbo atualmente usado pela Mercedes-Benz, mas estaria errada. A unidade escolhida para o Classe A Sedan é a versão germânica do Energy TCe, um motorzinho 1.3 de 4 cilindros desenvolvido pela Renault. Como a marca francesa pretende vendê-lo e fabricá-lo também no Brasil, isso pode ajudar ainda mais em uma futura nacionalização do sedã, grande candidato a ser produzido em Iracemápolis se o Rota 2030 ajudar.
As outras novidade dignas de nota no carro são o MBUX, um sistema multimídia de última geração que integra o painel de instrumentos, flutuante. Ele pode ser composto por telas de 7 ou de 10,25 polegadas, tanto para a central multimídia quanto para o quadro de instrumentos. Só não é possível ter a tela de 7 polegadas para a central enquanto a dos instrumentos é de 10,25 polegadas. São três opções de combinação: telas só de 7 polegadas, a de intrumentos de 7 a central com 10,25 polegadas e ambas de 10,25 polegadas.
Além da aerodinâmica e da modernidade, o Classe A Sedan também terá equipamentos de segurança, como frenagem de emergência, e de conveniência, como o que permite abrir o porta-malas apenas com um gesto dos pés. A iluminação interna pode ter até 64 cores diferentes, configuráveis pelo motorista. Como o carro é visualmente interessante, só o preço pode atrapalhar seu sucesso no Brasil. E a Mercedes-Benz tem sido bem agressiva em conquistar mercado por aqui.