O pessoal do CarNewsChina bem que já tinha nos ajudado a ver como ficaria o sedã do Mercedes-Benz Classe A, mas é sempre melhor ter as fotos oficiais. Mesmo que elas saiam antes da hora, como a turma da revista britânica Auto Express teve o azar de fazer. Provavelmente por um erro de programação, a revista liberou todas as fotos e dados do novo modelo. E até tentou tirá-los do ar, mas já era tarde. Agora já sabemos tudo sobre o concorrente do Audi A3 Sedan.
Apresentado na China como o Classe A L Sport Sedan, o modelo apareceu primeiro em sua versão alongada, com entre-eixos maior para acomodar os chineses que preferem andar de chofer. O modelo tem 4,61 m de comprimento (apenas 7,7 cm a menos que o Classe C) e 2,79 m de entre-eixos. São 6 cm a mais do que o entre-eixos do hatchback, com já excelentes 2,73 m. Que deve ser, cá entre nós, a medida do Classe A Sedan comum. As demais medidas, não informadas, devem ser as mesmas do hatchback: 1,80 m de largura e 1,44 m de altura. O porta-malas leva 420 l de bagagem.
O modelo deverá ter 3 versões: SE, Sport e AMG Line. No futuro, dois AMG de verdade devem ser oferecidos: o A43 e o A45, com potências estimadas respectivamente em 300 cv e 400 cv. Entre os motores que serão oferecidos logo de cara estão o M 282, um 1.3 turbinado que nada mais é do que a versão Mercedes-Benz do novo motor Renault 1.3 Energy TCE, com 163 cv e 25,5 kgfm. As outras opções são o M 260, o 2.0 turbo atual, mas com melhorias (224 cv e 35,7 kgfm) e um 1.5 turbodiesel, o OM 608, que entrega 116 cv e 26,5 kgfm.
Por dentro, a novidade é o sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience), a nova central multimídia da marca, que oferece um sistema de navegação com realidade aumentada em sua tela sensível ao toque de 10,25 polegadas.
Ainda não há previsão para sua chegada à Europa ou ao Brasil, mas, com essas dimensões, ele seria um modelo certeiro contra o Audi A3 Sedan por nossas bandas. Especialmente se chegar a preço interessante e se for fabricado em Iracemápolis, o que depende da aprovação do programa Rota 2030, previsto para finalmente sair do papel no mês de maio.