O Volkswagen Gol teve a sua história de 42 anos encerrada no dia 23 de dezembro, quando a última unidade saiu da linha de produção da fábrica de Taubaté (SP). Embora o modelo tenha ganhado uma série especial limitada a mil unidades para decretar a sua despedida, o último Gol fabricado no Brasil foi um exemplar básico comprado pela locadora Localiza.
Mas o último Gol fabricado no Brasil não será utilizado como carro de aluguel. A Localiza decidiu doá-lo à ONG Gerando Falcões. O veículo será leiloado para arrecadar recursos aos projetos de inclusão social que entidade desenvolve em comunidades carentes no país.
Para promover a ação, a Localiza convidou a equipe do Acelerados, composta pelos pilotos Rubens Barrichello e Gerson Campos, para dar uma volta rápida no carro.
O Gol derradeiro é ano 2022 modelo 2023, pintado na cor cinza Platinum e com rodas de aço de 14 polegadas com calotas. Básico, as maçanetas e os retrovisores não têm pintura na mesma cor da carroceria. Na época de sua fabricação, o Gol custava R$ 79.770 com o acréscimo da pintura metálica (R$ 1.610), de acordo com o site da Volkswagen.
Carro mais vendido da história do Brasil, o Volkswagen Gol teve mais de 8,5 milhões de unidades produzidas entre 15 de maio de 1980 e 23 de dezembro de 2023. O modelo foi substituído pelo Polo Track, versão simplificada do hatch fabricada em Taubaté.