Demorou menos do que poderíamos supor. Depois de anunciar, no último dia 15 de maio, que teria um Sportage híbrido com motor diesel, a Kia o revelou, reestilizado, apenas 8 dias depois. O Sportage é o primeiro modelo da Kia a trazer o sistema EcoDynamics+, que usa um alternoarranque de 48V e 10 kW (14 cv) e uma bateria de íons de lítio de 0,46 kWh para emitir a menor quantidade possível de poluentes. Segundo a Kia, o sistema permite uma redução na emissão de gás carbônico de 4%. No caso do Sportage, o EcoDynamics+ vem acoplado a um motor 2.0 turbodiesel. Outro motor do tipo disponível para o crossover médio é o 1.6 CRDi da família U3, que substitui o antigo 1.7 e é considerado o motor turbodiesel mais eficiente que a Kia já fez em sua história. A marca não divulgou os dados técnicos do 2.0, mas o 1.6 pode ter 115 cv ou 136 cv.
Como o sistema híbrido em si já não é mais mistério nenhum para os nossos leitores, a grande novidade realmente está por conta do novo estilo do Sportage. Ele traz novos para-choques dianteiro e traseiro, interior aperfeiçoado, novas lanternas, rodas de aro 16, 17 e 19 com desenhos diferentes e a versão GT Line, que vem com as rodas de aro 19 e mais uma série de detalhes estéticos que a diferenciam das demais.
No interior, há novas centrais multimídia: uma de 7 polegadas e outra maior, de 8 polegadas e sem moldura. Em termos de segurança, o Sportage agora oferece um controlador de velocidade adaptativo, um sistema de câmeras de 360º e monitoramento de motorista para que ele não durma ao volante. É a linha 2019 do modelo. Curiosamente, o Sportage já está na linha 2019 por aqui. Quando essa chegar, será linha 2020? Aguardemos. Talvez a reestilização só venha em 2020...