A reestilização do Jeep Renegade já tem data certa para aparecer: será durante o Salão de Turim, na Itália, na próxima quarta (6). E o tapa na aparência não será, nem de longe, a novidade mais importante do modelo, produzido na fábrica de Mirafiori para o mercado europeu. O Renegade também será o primeiro modelo equipado com os novos motores FireFly 1.0 e 1.3 turbinados e com cabeçotes MultiAir.
Desenvolvidos pela engenharia europeia sobre os conhecidos GSE (Global Small Engine) apresentados primeiro no Brasil, os FireFly turbinados trazem potências expressivas. O 1.0 de 3 cilindros chega aos 120 cv e 19,4 kgfm, enquanto o 1.3 começa nos 150 cv e chega aos 180 cv, com torque de 27,5 kgfm. O uso do cabeçote MultiAir evoluído, chamado de MultiAir II, dá aos novos motores modulares uma oferta de torque e de potência superior à conseguida por motores turbinados de mesma capacidade.
Anunciados em um simpósio de motores em Viena, na Áustria, os novos motores GSE/FireFly não contaram com a ajuda da engenharia brasileira em suas versões turbinadas. Uma pena, já que as versões naturalmente aspiradas foram completamente desenvolvidas no Brasil. Além do cabeçote MultiAir II, os novos motores também têm ciclos de funcionamento Miller. E bem que poderiam chegar ao Brasil também com a reestilização do Renegade. Afinal de contas, os motores E.torQ já andam pedindo arrego há algum tempo. E um Renegade 1.0 turbo poderia chegar a preços muito competitivos por conta da carga tributária diferenciada para motores com essa cilindrada.