No último dia 25 de janeiro, a JAC deu início à pré-venda do que é, até agora, o modelo elétrico mais barato do Brasil. O iEV 40, antes chamado de E40, teve um aumento de preço de R$ 10 mil em relação ao preço anteriormente anunciado, que seria de R$ 129.990. As entregas começam a partir de junho deste ano e o modelo promete oferecer uma série de equipamentos para quem achar que isso é muito dinheiro por um elétrico.
Como todo elétrico, o modelo terá um sistema de recuperação de frenagem poderoso, que permite dirigir o modelo praticamente apenas com o acelerador. No modo Eco, basta tirar o pé do pedal para que o carro comece a parar. Não pela ação dos freios, mas porque o motor elétrico passa a fazer mais intensamente o papel de um gerador, o que diminui bastante a velocidade. Isso aumenta a vida útil do sistema de freios em até 3 vezes, segundo a JAC. Além disso, ele traz alerta sonoro para pedestres, algo que nem seria necessário, considerando o ruído muito característico dos elétricos, ainda que mais baixo que o de carros a combustão, EBD, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, central multimídia com tela de 8 polegadas, rodas de liga leve, ar-condicionado e um aplicativo para smartphones que permite controlar o sistema de climatização, portas e vidros de modo remoto. O iEV 40 também pode dispor de um sistema de telemetria que avisa quando se deve recarregar as baterias e localiza o carro em casos de roubo e furto.
O iEV 40 tem 4,14 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,56 m de altura e 2,49 m de entre-eixos. Seu motor elétrico entrega 115 cv e 27,6 kgfm e suas baterias, com 40 kWh, entregam uma autonomia de até 300 km. Elas podem ser recarregadas completamente em uma tomada de 220V em questão de 8 horas. Com o carregador rápido da marca, 80% da carga já está disponível em apenas 1 hora. O modelo tem 5 anos de garantia total e o custo por km é até 6 vezes menor que o de um carro a combustão, segundo a JAC, que estima o custo de uma recarga completa entre R$ 14 e R$ 18.
Para uma marca controlada por um grupo que recentemente pediu a recuperação judicial de suas empresas, a JAC mostra um bocado de vigor. Além do iEV 40, ela iniciou em dezembro a pré-venda de seu novo modelo topo de linha, o SUV T80.