Ao contrário do que se diz por aí, o primeiro modelo de pilha a combustível a ser vendido no mundo não foi o Toyota Mirai. O sedã começou a ser vendido no Japão em 15 de dezembro de 2014, quando o Hyundai ix35 FCEV já era produzido em Ulsan, na Coreia do Sul, desde 2013. Nos EUA, ele já estava à venda em junho de 2014, o que confirma a primazia da coreana na corrida pela nova tecnologia. Para continuar na frente, a Hyundai mostrou em Seul o que ela chamou apenas de Next Generation FCEV, ou veículo de pilha a combustível da próxima geração. A própria empresa confessou que esse não é seu nome definitivo, mas disse que o modelo ecologicamente correto estará à venda já em 2018.
Com o novo modelo, a Hyundai pretende superar uma série de dificuldades enfrentadas hoje por veículos com pilhas a combustível. Um dos principais, a partida em temperaturas abaixo de 0ºC, teria sido resolvido pelo uso de “componentes chave” que a marca, neste ponto, deve preferir não revelar. Segundo a marca, os tais componentes permitem ligar o FCEV em temperaturas de -30ºC.
Além disso, a Hyundai diz que seu novo sistema de pilhas a combustível é 9% mais eficiente do que o usado pelo ix35 FCEV, chegando a 60% de aproveitamento do hidrogênio, contra 55,3% do antecessor. E que o veículo tem 163 cv de potência, uma melhoria de 20%.
A quarta geração de pilhas a combustível da Hyundai seria mais durável do que a do anterior, que já contava com a promessa de resistir por toda a vida útil do ix35 se fosse abastecido com hidrogênio de boa qualidade e contasse com ar limpo para gerar energia. Com os três tanques cheios, mais leves e eficientes do que os usados no ix35, o FCEV promete uma autonomia de 580 km.
Quando falamos que a apresentação do novo modelo será em 2018, não se engane: será bem no comecinho do ano, em janeiro, durante a CES, em Las Vegas. Na ocasião, também conheceremos o nome final do veículo.
O FCEV é apenas o começo de uma série de esforços da Hyundai no sentido de uma linha ambientalmente amigável. Ainda na primeira metade de 2018, será lançada a versão totalmente elétrica do Kona, crossover compacto da marca de nome controverso, que será chamado de Kauai em Portugal. Ele terá autonomia de 390 km com uma carga completa. Depois disso, em 2021, chegará o primeiro modelo totalmente elétrico da Genesis, divisão de luxo da Hyundai, e de um modelo totalmente elétrico com autonomia de mais de 500 km.