Em suas primeiras gerações, o Honda Insight não era exatamente o que se podia chamar de um modelo prático. Pequeno, apertado e de desenho exótico, o modelo deixou tudo isso para trás em sua terceira geração, que lembra bastante um Civic atual. E que será revelada em detalhes no Salão de Nova York. Podia ser apenas um Civic híbrido, mas está mais para uma bela pedra no sapato do Prius.
Com a mesma plataforma e até o mesmo entre-eixos do sedã médio (2,70 m) e um porta-malas de 428 litros, o Insight usa o motor 1.5 do Civic, mas com ciclo Atkinson e sem turbo, aparentemente. Combinado a um motor elétrico, ele entrega um total de 153 cv e 27,2 kgfm. E vem com uma central multimídia com tela de 8 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto, com um painel digital de TFT de 7 polegadas e dinâmica parecida (e elogiada) com a do sedã médio da marca.
Com essa aparência, boa dinâmica e uma economia de combustível de 23,4 km/l, bastará saber o preço do Insight para poder prever seu sucesso. Mas, desde já, podemos dizer que o futuro do híbrido dedicado da Honda parece promissor.