A Ford anunciou nesta terça (22) a criação de uma joint-venture com a Zotye. Segundo a empresa americana, a ideia é criar uma nova marca de elétricos para o mercado chinês em parceria com a fabricante chinesa, líder no segmento de modelos elétricos em seu país natal.
A nova joint-venture, que terá participação da Ford e da Zotye em medidas iguais (50:50), fará o desenvolvimento, produção, marketing e manutenção de uma nova linha de modelos totalmente elétricos para o maior mercado automotivo do mundo. Parte dos planos da Ford de ter 70% de todos os seus modelos vendidos na China até 2025 com algum tipo de eletrificação. Além da nova joint-venture com a Zotye, a Ford também tem duas outras empresas no país: a Changan Ford e a Jiangling Motors Corporation.
Com cidades que passam dos 30 milhões de habitantes, a China enfrenta um problema grave de poluição ambiental nestas megalópoles. O problema é a concentração de veículos em territórios restritos, o que tornou modelos elétricos, que não emitem poluentes ao rodar, a opção ideal para melhorar a qualidade do ar nestes grandes centros.
A Ford já investiu US$ 4,5 bilhões para criar 13 novos veículos eletrificados nos próximos 5 anos, incluindo um SUV compacto totalmente elétrico a ser vendido na Europa, Ásia e América do Norte. A Zotye, por sua vez, é pioneira na produção de carros elétricos na China e vendeu 16.000 elétricos até julho, um crescimento de 56% em relação ao ano passado. A empresa pretende começar a produzir no Brasil em breve, em parceria com a Electro Motors.
O nome final da marca e os veículos que serão produzidos ainda dependem de aprovações regulatórias e de um acordo final. Se tudo correr como o planejado, eles serão anunciados em alguns meses.