Com as recentes mudanças em dois dos modelos que mais vendem em nosso mercado, o Chevrolet Onix e o Ford Ka, já passou da hora de a Hyundai se mexer. Mas a verdade é que, apesar de não ter fábrica em Minas Gerais, a marca coreana segue a filosofia da discrição mineira e já tem a segunda geração de seu campeão de vendas, o HB20, praticamente pronta. É o que comprovam os flagrantes mais recentes do modelo, todos eles feitos na Coreia do Sul, onde ele circula com poucos disfarces.
O primeiro flagrante foi obra de leitores do site coreano Café Naver. Muita gente de sites estrangeiros apostou que ele seria um "Grand i10" ou coisa parecida, mas a coincidência de formas não dá margem a dúvidas de que se trata do modelo brasileiro em sua segunda fornada. A turma da revista Auto Esporte fez inclusive uma projeção do que ela aposta que será o novo hatchback.. Foi também o mesmo pessoal que mostrou hoje um novo flagrante, muito melhor que o anterior, proveniente do site coreano Bobaedream, feito pelo leitor Yuyuji Inseu.
Com menor balanço dianteiro e frente mais arredondada, em cunha pronunciada, o HB20 mostra uma mudança muito parecida com a que o novo i30 sofreu no exterior. A parte que mostra as maiores diferenças em relação ao atual é a traseira, que parece trazer lanternas maiores. O interior, ainda bastante disfarçado, também parece um pouco mais amplo. Espera-se que o novo HB20 tenha entre-eixos maior. E que o HB20S, sua versão sedã, seja ainda mais generosa nessa medida e tenha interior com acabamento mais luxuoso que o do hatchback.
A Hyundai enfrenta hoje um problema que poderia ser considerado ótimo, mas que é quase tão ruim quanto não vender bem: sua capacidade de produção. O sucesso do HB20 e do Creta fazem com que a planta de Piracicaba, que já trabalha em seu limite de produção, não dê conta de atender à demanda, como mostra reportagem da Automotive Business. E quem não entrega o que o mercado pede dá margem para que os concorrentes supram a lacuna. A apresentação de uma nova geração de seu campeão de vendas talvez venha acompanhada de anúncio de investimentos. Ou da resolução da pendenga entre a Hyundai e seu antigo distribuidor, a CAOA, que pode ser um dos fatores principais para a cautela da marca em anunciar aumento de capacidade.