Você se lembra do HK GT? O belo cupê totalmente elétrico e recarregado por microturbina parece ser apenas mais um dos modelos dispostos a trazer de volta à vida os belos GT. A Mercedes-AMG, com o GT 4-Coupé, já até colocou a opção em fabricação. Parece que, além da avalanche de SUVs e congêneres, estamos também assistindo a um retorno de uma das carrocerias mais belas do mundo automotivo. A surpresa é que, no Salão de Nova York, a Hyundai, por meio de sua divisão de luxo, a Genesis, mostrou que também quer entrar para o clube seleto de quem faz um GT sem parecer ridícula. Pelo contrário: vai deixar muita gente ansiosa por uma versão de produção.
"Sabemos que é uma obrigação de um fabricante de carros de luxo criar objetos de desejo", disse Manfred Fitsgerald, chefe global da Genesis, no evento americano, ciente do que estava apresentando ao mundo. O Essentia é bonito de doer. E, para os fãs de modelos elétricos, é o primeiro veículo da marca coreana a se apoiar completamente neste tipo de trem de força.
Com apenas duas portas, do tipo asa-de-gaivota, o Essentia tem monocoque de fibra de carbono e um tempo de 0 a 100 km/h estimado em apenas 3 s. O acesso a seus quatro lugares (provavelmente um 2+2) se dá sem maçanetas. Quem quiser abrir as "asas" do Essentia só precisa que ele reconheça você como dono. Tanto por reconhecimento facial quanto por sensores de biometria na coluna B.
Como é comum em carros conceito, isso é o máximo de informação que a Hyundai/Genesis se permite dar. Mas a mais importante de todas é que a empresa sabe fazer supercarros. E, mais do que isso, que é muito capaz de ter fila de espera para comprá-los.