Não foi só a BMW que bobeou com relação a um lançamento importante ao deixar que o novo Série 3 aparecesse antes da hora. A Mercedes-Benz cometeu o mesmo erro, ainda que não na mesma dimensão, com a 3ª geração da Classe B, sua minivan baseada no Classe A. Com a mesma plataforma usada pelo hatback médio, a MFA, a nova Classe B apareceu ainda em testes, mas já quase completamente descoberta, como mostra abaixo o vídeo do pessoal do canal do YouTube WalkoArt.
Provavelmente com mudanças semelhantes às que o Classe A recebeu, como o entre-eixos mais longo, a Classe B apresenta um desenho mais elegante que o do modelo anterior. Mais arredondada, a minivan tem uma linha mais esportiva e traz um teto solar panorâmico, de acordo com as imagens.
Entre as novidades do modelo, é certo que ele contará com o motor M 282, o 1.3 desenvolvido em parceria com a Renault, chamado pela fabricante francesa de Energy TCE. Na Renault, ele tem três potências diferentes (115 cv, 140 cv e 160 cv), mas deve ter apenas uma na Mercedes-Benz: 163 cv, com torque de 25,5 kgfm. Mais do que os 156 cv do motor 1.6 atualmente utilizado, que tem o mesmo torque. As transmissões com que ele virá serão a 7G-DCT, automatizada de 7 marchas e dupla embreagem, e uma manual de 6 marchas. Eis um modelo que certamente será vendido no Brasil, ainda que o país espere até hoje pela nova geração do Classe A, apresentada em fevereiro deste ano.