Quem achava que 2018 poderia começar desanimado no setor automotivo não viu as fotos que a FCA divulgou do interior do novo Fiat Cronos nos últimos dias de 2017. Ainda que a empresa e seu departamento de design tentem dizer que o Cronos tem uma personalidade própria, tanto as imagens da parte externa quanto as da interna revelam que o modelo não passa de um Argo com porta-malas. Bem distante, portanto, do que a Fiat já fez com Palio e Grand Siena, este, sim, um sedã de desenho muito distinto do hatchback do qual derivava.
A tentativa de diferenciar hatch e sedã chega até ao nome da plataforma. Diz a FCA que ela é diferente da MP1 usada pelo Argo. Seria chamada de MP-S, mas sabemos que é basicamente a mesma, ainda que tenha painéis diferentes para a parte traseira. Não faria sentido ter uma plataforma inteiramente nova apenas para um sedã, inclusive porque ele não teria tido ganhos em entre-eixos. Um interior diferente, por outro lado, não seria tão caro de produzir quanto uma plataforma, mas a Fiat escolheu adotar um exatamente igual ao do hatchback. Prova de que a necessidade de cortar custos afetou o desenvolvimento do sedã do Argo.
Quando for colocar à venda, provavelmente por volta de fevereiro, o Cronos deverá trazer motores 1.3, com câmbio manual e GSR, e 1.8, também com câmbio manual, mas com um automático de 6 marchas no lugar do automatizado. O porta-malas, seguindo a tradição da Fiat, seria de ótimo porte. É o que falta conhecer sobre o carro, além dos preços. Que precisam ser bastante agressivos logo de saída se ele realmente quiser enfrentar os campeões do segmento. E os futuros bichos-papões, como o VW Virtus promete ser.
Para não dizer que o Cronos é exatamente igual ao Argo, a Fiat deu ao sedã um para-choque mais agressivo. Provavelmente o que o Argo adotará em alguma reestilização futura. E muito pouco para uma marca que mostrou ao mercado como uma diferenciação expressiva poderia impulsionar as vendas de um sedã compacto.