Imagine ter um carro 1.0 com 185 cv. Se o motor V8 4.0 turbinado da Ferrari pudesse ser dividido em 4, seria essa a potência do popular nas suas mãos. É esse motor, o premiadíssimo tipo F154, que está sob a tampa traseira do motor do novo F8 Tributo, o substituto do 488 GTB, que será uma das maiores estrelas do Salão de Genebra. Além de 50 cv mais potente que seu antecessor, o F8 Tributo também é 40 kg mais leve, o que o torna um carro de respeito: é o modelo de produção regular mais potente já produzido pela marca italiana.
Com 4,61 m de comprimento, 1,98 m e 1,21 m de altura, o F8 Tributo é maior (4,57 m) e mais largo (1,95 m) que o 488. Mas tem a mesma altura e, muito provavelmente, o mesmo entre-eixos, de 2,65 m. Ao mudar o nome, a Ferrari provavelmente mantém a plataforma e aperfeiçoa o modelo de várias maneiras diferentes, mas que remete basicamente ao 458 Italia, de 2009. Esse, sim, um modelo inteiramente novo em relação ao F430 em termos de plataforma.
Segundo a Ferrari, o modelo é 10% mais eficiente em termos aerodinâmicos e tem sustentação negativa, ou downforce, 15% superior do que a do 488 GTB. Com o novo conjunto, o modelo consegue ir de 0 a 100 km/h em 2,9 s, de 0 aos 200 km/h em 7,8 s e atinge a velocidade máxima de 340 km/h. No volante pequeno, o famoso "manettino" permite controlar o Ferrari Dynamic Enhancer, ou FDE+, que ajusta diversos aspectos do carro para o comportamento que o motorista espera. Pode ser em pisos molhados (WET), um modo esportivo (SPORT), o para track days e competições (RACE) e as opções de desligamento do controle de tração e de estabilidade. Mas é na traseira que se entende o porquê de o modelo ser chamado de Tributo.
Segundo a Ferrari, a tampa transparente que recobre o motor, moldada em Lexan, foi feita para remeter ao V8 mais famoso da história da marca, o F40. Um modelo muito menos potente, com 484 cv, mas muito mais impressionante em sua época. Talvez o F8 Tributo consiga repetir a boa fama do modelo em que se inspira, ainda que em um cenário muito mais competitivo. Vida de supercarro já foi mais fácil...