O pessoal que trabalha com projeções não dorme no ponto. Foi só a Honda mostrar o Small RS Concept no Salão de Jacarta, na Indonésia, para o pessoal do IAB, mais exatamente o Shoeb Kalania, tirar a parte conceitual do veículo e mostrar como será a segunda geração do Brio. Um hatchback compacto que já foi cotado para o Brasil, mas que poderia chegar por aqui só agora, provavelmente maior e mais adequado a nosso mercado.
As informações sobre o modelo ainda são poucas, mas chutamos que ele tenha algo em torno de 3,70 m de comprimento, com um entre-eixos na casa dos 2,45 m. Isso faria com que ele se encaixasse como uma luva ao gosto e ao bolso dos consumidores brasileiros. A questão é que um modelo como esse seria necessariamente de alto volume e a capacidade produtiva da Honda está estacionada. Recentemente, a empresa disse que colocará a fábrica de Itirapina em operação com o deslocamento da produção atual em Sumaré para lá. Inclusive com a mudança dos operários para a outra unidade. Onde, portanto, o novo Brio poderia ser fabricado?
Só se houver algum plano ainda não revelado de reformar Sumaré para ampliar sua capacidade de produção. Atualmente, são feitas por lá 120 mil unidades por ano. Ou 10 mil carros por mês. O Chevrolet Onix, atual líder do mercado, vende uma média de 12 mil unidades, mas segundo e terceiro colocado ficam com algo em torno de 6 mil unidades. Como se pode ver, nem seria preciso reformar a fábrica de Sumaré para atender o público interessado em um hatchback compacto da Honda. Que talvez não tenha planos de ampliar participação no mercado, ou de concorrer em um segmento de margens de lucro mais magras, mas que tem a faca e o queijo na mão para fazer isso. Ainda mais em um momento de recuperação de mercado como o atual.