A Ram oficializou o início da produção da nova Dakota no Polo Industrial de Córdoba, na Argentina. O modelo, que marca o retorno da picape média ao portfólio da marca após mais de uma década, tem lançamento confirmado para o mercado brasileiro no início de 2026.
A Dakota ressurge como o primeiro modelo de porte médio da Ram desde que a marca se tornou independente, em 2009. O projeto foi desenvolvido na região e simboliza o avanço da estratégia de produção sul-americana da Stellantis.
Segundo Juliano Machado, vice-presidente da Ram na América do Sul, o novo modelo “mostra a capacidade de engenharia e manufatura local” e representa “a entrada da marca em um segmento inédito, levando o DNA Ram a novos públicos”.
A Dakota se junta à Rampage e passa a ser a segunda picape da marca desenvolvida e fabricada fora da América do Norte. A versão apresentada em Córdoba é a Warlock, configuração com proposta mais voltada ao uso fora de estrada e grafismos exclusivos nas laterais da caçamba.
O design segue a identidade visual característica da Ram, com faróis e lanternas de LED, grade frontal larga com o logotipo centralizado e capô com inscrição “RAM Turbo”, em referência ao motor que equipa o modelo. As rodas são de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado e pneus de uso misto. A picape traz ainda estribos laterais e a tradicional Rambar, que amplia a funcionalidade da caçamba.
O interior mantém o padrão de acabamento da marca, com revestimentos de toque macio, bancos dianteiros elétricos e um conjunto digital composto por duas telas, sendo o painel de instrumentos e a central multimídia de 12,3 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O console central elevado integra carregador por indução, entradas USB-A e USB-C e amplo porta-objetos. O pacote de segurança inclui seis airbags e uma série de assistências de condução semiautônoma.
Sob o capô, a Dakota será equipada com motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de oito marchas. A tração é 4x4 automática, com reduzida e opção 4x2, selecionadas por comando eletrônico no console. O modelo oferece ainda bloqueio eletrônico do diferencial traseiro.
Com foco em capacidade e robustez, a nova picape pode transportar mais de uma tonelada de carga útil na caçamba, e conta ainda com revestimento e iluminação em LED e é capaz de rebocar até 3,5 toneladas. O motor passará a ser produzido na Argentina a partir de 2027, reforçando a integração regional da linha Ram.