Vencedor de prêmios como o melhor valor de revenda e o carro mais vendido nos últimos anos, o Chevrolet Onix caiu no gosto do público. Com o objetivo de continuar ajudando os consumidores a realizarem uma compra consciente, a KBB Brasil, referência em precificação de automóveis novos e usados, usou o Onix como protagonista para descobrir qual é a diferença entre as taxas de desvalorização, após um ano de uso, de suas versões, comparando com os dois períodos da primeira geração: antes e depois do facelift da linha 2017 do modelo.
Levando em consideração os preços dos carros em setembro de 2019, o levantamento mostra que, na geração anterior do modelo, o Onix Joy se comporta como o carro de entrada, as versões LT e LTZ como os segmentos intermediários e o Activ se posiciona como o topo de linha. Coincidentemente, ou não, os automóveis que menos e que mais desvalorizam pertencem a essa última leva do Chevrolet Onix.
Confira o preço médio do Chevrolet Onix
Nota-se que o Chevrolet Onix Activ 1.4 8v flex automático apresenta a menor taxa da análise com 5,1%, enquanto o modelo LT 1.4 8V flex mecânico da primeira geração perde 6,27%. O inverso acontece com os veículos mais desvalorizados, uma vez que o Chevrolet Onix LT 1.0 8V flex mecânico, do primeiro momento no Brasil, cai 8,18% em preço. Já o Onix LTZ 1.4 8V flex mecânico perde 8,48% em preço no período.
Confira abaixo a relação completa com as desvalorizações das versões do Chevrolet Onix antes e depois do facelift da linha 2017:
Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação. Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Já a Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. Neste estudo, foi aplicado o conceito de desvalorização, levando em consideração todo o período de vida dos modelos analisados.
A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.
Sobre a Kelley Blue Book
Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quando para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que apresenta o preço de troca de um carro levando em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.
Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB está no Brasil desde outubro de 2017 com o site kbb.com.br. A sede da Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.
Sobre Cox Automotive
A Cox Automotive, Inc. está transformando a forma como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções para consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva. A empresa global tem cerca de 34.000 membros na equipe, em mais de 200 escritórios em todo o mundo, que atendem mais de 40 mil clientes.
A Cox Automotive é uma subsidiária da Cox Enterprises Inc., uma companhia com sede em Atlanta cujas receitas ultrapassam US$ 20 bilhões. Para mais informações sobre a Cox Automotive, visite www.coxautoinc.com.